Corinthians também é campeão ambiental

São Paulo (SP) –  O Sport Club Corinthians Paulista conquistou dois títulos no último fim de semana. Levantou pela quinta vez a taça do Campeonato Brasileiro e também o troféu de Campeão do Meio Ambiente. O time alvinegro participa do projeto Jogando pelo Meio Ambiente e, com a conquista do Brasileirão, garantiu um plantio extra de três mil árvores.

O Corinthians é um dos clubes participantes do projeto de educação socioambiental idealizado pelo Banco Cruzeiro do Sul, do qual também participa a Sociedade Esportiva Palmeiras. A ação “Campeão do Meio Ambiente” é uma das novidades do projeto, que nasceu em 2010 com o clube do Parque São Jorge e ganhou a adesão do time alviverde em 2011. Corinthians e Palmeiras garantiram o plantio de 41 mil árvores em 2011, uma marca histórica.

A mecânica do projeto é simples: a cada partida de um dos dois clubes, cem mudas são plantadas. Os artilheiros também têm papel fundamental no projeto, já que cada gol equivale a mais cem árvores. Jogo sem sofrer gols também vale cem árvores e pênalti defendido, duzentas. O plantio extra acontece em homenagem ao campeão brasileiro.

VIRADA ALVINEGRA
O Palmeiras se manteve na frente da disputa pelo plantio em boa parte do ano, mas o título brasileiro também marcou a virada corintiana no placar das árvores. A contagem final do plantio registra 19,3 mil árvores para o Palmeiras e 21,7 mil para o Corinthians. Ao todo, serão plantadas quase 80% mais árvores que em 2010, que no total registrou o plantio de 23 mil mudas apenas com a participação do Corinthians.

O Jogando pelo Meio Ambiente tem como objetivo promover a responsabilidade socioambiental por meio do futebol. Lançado em 2010 pelo Banco Cruzeiro do Sul, tem como parceiros o Sport Club Corinthians Paulista, a Sociedade Esportiva Palmeiras, a agência Nova Estratégia e o Instituto Ecoar.

O Instituto Ecoar é responsável pelo plantio e pela manutenção das árvores. Todos os resultados e novidades do projeto podem ser visualizados no site www.jogandopelomeioambiente.com.br, pelo twitter @jogandoPMA e pela Fan Page no Facebook www.facebook.com/paginajpma, onde os torcedores encontram um espaço de interação do projeto com os jogadores.