Garantia de segurança do trabalho na justiça

Após o episódio da invasão de torcedores ao Centro de Treinamento do Sport Club Corinthians Paulista, ocorrida em fevereiro de 2014, o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo propôs ação judicial em que requeria providências quanto a garantia da segurança dos jogadores trabalhadores.

O problema era definir a responsabilidade quando ocorresse este tipo de evento. Embora para o Sapesp fosse claro de quem era esse dever os clubes se eximiam quando imputavam a terceiros a responsabilidade e nessa confusão os atletas ficavam desprotegidos.  E o acordo vem corroborar a posição sempre defendida pelo  sindicato.

Em juízo as partes entabularam acordo judicial para garantir formalmente que episódios desta natureza nunca mais se repitam e que os atletas tenham total tranquilidade em relação a segurança do trabalho.

A conciliação foi efetivada nos autos e, com o acordo, o Corinthians se comprometeu a não autorizar nem facilitar o acesso, mesmo que breve, de pessoas estranhas ao elenco e aos profissionais de apoio, tanto em locais de trabalho, preparação ou espera, tais como centros de treinamento, salas de imprensa, saguões, vestiários, ônibus, salas de embarque, hotéis e demais lugares em que os atletas permaneçam à disposição do empregador.

O clube se comprometeu, ainda, a dedicar proteção particular aos jogadores quanto a eventuais investidas de torcedores, organizados ou não, haja vista serem eles parte inerente do contexto social em que se enquadra o futebol, principal parte de sua atividade esportiva.

Essa conciliação efetivada perante a Justiça do Trabalho abrange indistintamente todos os atletas integrantes das equipes profissionais que atuam ou atuarem pelo clube, de modo a protegê-los física e psicologicamente no desenvolvimento de suas atividades.

Na opinião do departamento jurídico do SAPESP "Houve um avanço muito grande com a conciliação, visto que, a partir de agora, o Corinthians se comprometeu perante a Justiça do Trabalho a dar efetiva segurança aos seus jogadores empregados, em todos os ambientes de trabalho, principalmente em relação aos seus torcedores".

Na última segunda-feira (17/08), o São Paulo Futebol Clube foi notificado pelo Sindicato de Atletas após os carros de alguns jogadores serem atingidos por chutes na saída da partida contra o Goiás, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2015.

Outras Conquistas

Intervalo mínimo entre partidas de futebol

Certificado de Monitor para ex-atletas

Inédito: Sindicato bloqueia cota de TV