DISSÍDIO COLETIVO - Vitória dos atletas após 24 anos de luta

19, JUNHO 2021 às 14:56:22

arte: @soccerdigital10

Se você é jogador profissional não pode perder uma letra sequer dessa notícia.

Desde 1997, o Sindicato de Atletas SP vem tentando realizar a Convenção Coletiva (leia abaixo) dos jogadores de futebol.

As negociações chegaram a avançar, mas esfriaram após mudanças na gestão do sindicato patronal. Sem perspectiva de acordo, a entidade ingressou em 2018 com uma ação de Dissídio Coletivo.

E a decisão acaba de sair com vitória histórica para os atletas!

CLIQUE E LEIA

🤝 Convenção Coletiva
É quando o sindicato dos trabalhadores (atletas) e o sindicato patronal (clubes) em comum acordo estabelecem regras e normas coletivas para a categoria.

👨‍⚖️ Dissídio Coletivo
Quando não há acordo entre as partes, o sindicato dos trabalhadores (atletas) pode acionar a justiça e pedir o Dissídio Coletivo, em que as regras são estabelecidas pelo poder judiciário.

CONQUISTAS QUE PASSAM A VALER

💵 Atrasos salariais
Lembra que o Sindicato de Atletas SP conseguiu colocar no regulamento geral das competições a perda de pontos para times que devem salários? Na prática, no entanto, as punições não aconteciam porque não havia força de lei e sim um julgamento na esfera esportiva.

Agora é lei. Clube que atrasa salário pode perder pontos e ainda terá que pagar 5% do valor do contrato por dia durante o tempo de descumprimento.

👉 Importante: As premiações, luvas e direito de imagem também passam a valer como remuneração do atleta e seus atrasos também podem acarretar em perda de pontos.

⛱ Férias coletivas
Agora todos os atletas devem sair e voltar ao mesmo tempo. É o reconhecimento e garantia de anos de batalha do Sindicato de Atletas SP no que diz respeito ao descanso dos jogadores.

⏰ Intervalo mínimo entre jogos
Foi confirmado no dissídio coletivo o intervalo mínimo de 66 horas entre partidas para cada atleta, uma conquista da gestão Martorelli na Federação Nacional.

Portanto, atletas, comemorem e valorizem! Existe um sindicato que trabalha duro por vocês.

🎧 Ouça também: especial com Martorelli no ATLETACAST, o Podcast oficial do @sindicatodeatletas no Spotify.

#Vitoria #Atletas #DissidioColetivo #Regras #Normas #Lei

🚀 MKT Digital: @soccerdigital10