Sindicato de Atletas São Paulo

COPA INOVAÇÃO


Visando melhorar cada vez mais o futebol e ainda ajudar menores carentes, o Sapesp e o Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj) criaram a Copa Inovação que consiste em cinco edições anuais e consecutivas, sendo uma partida de futebol entre as Seleções Paulista e Carioca.

Realizada pela primeira vez em dezembro de 2010, no estádio Anacleto Campanella, em  São Caetano do Sul, a partida contou com o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem  em lances polêmicos. O uso do link, solicitado pelo quarto árbitro para análise do lance uma única vez em cada tempo, foi extremamente positivo. Na ocasião, o árbitro, os dois capitães das equipes e o quarto árbitro tiveram acesso ao replay para darem o parecer final.

Outra inovação foi a implantação do cartão disciplinar Azul, onde o jogador que o receber por alguma infração, cumpre suspensão de 10 minutos, e depois volta a campo.

O tempo técnico para instruções durante o confronto foi aprovado pelo técnico Wagner Mancini, da Seleção Paulista, e Zico, da Seleção Carioca, e contribuiu para modificar e melhorar os times em campo. O jogo terminou com a vitória da Seleção do Sapesp por 3 a 1. O troféu fica em exposição na sede do Sindicado em São Paulo até a próxima edição.

A Copa Inovação despertou atenção da imprensa e também do público, que contribuiu com alimentos e brinquedos que foram doados as instituições de caridade (citar os nomes). O evento arrecadou sete toneladas de alimentos e foi um sucesso em sua primeira edição, atingindo todos os objetivos propostos: inovar o futebol e ajudar crianças carentes.

Os jogadores escolhidos para participarem da Copa Inovação foram convidados pelo Sapesp e pelo Saferj. Para a próxima edição, para integrar as seleções da Copa, haverá votação aberta ao público no site oficial: www.copainovacao.com.br

Na primeira edição participaram:

Seleção SP:
Gustavo (Santo André); Leandro Castán (SCCP); Chicão (SCCP); Anderson (Santo André); Ralf (SCCP); Bruno César (SCCP); Elano (SFC); Diogo (SPFC); Baiano (Guarani); Mazola (Guarani); Fabrício Messias; Neymar (SFC); Dentinho (SCCP) e Juninho Paulista. Treinador: Vágner Mancini.

Seleção RJ: Rafael (Fluminense); Vinícius (Flamengo); Léo Moura (Flamengo); Diego Maurício (Flamengo); Toró (Flamengo); Fernando Bob (Fluminense); Leandro Euzébio (Fluminense); Jóbson (Botafogo); Antônio Carlos (Botafogo); Marcelo Cordeiro (Botafogo); Somália II (Botafogo); Alessandro (Botafogo); Tartá (Fluminense); Fágner (Vasco) e Carlos Alberto (Vasco); Dede (Vasco); Somália (Duque de Caxias) e David (Fluminense). Treinador: Zico.

ARBITRAGEM: Sálvio Spinolla; Roberto Braatz; Edmilson Corona; Roberto Braghetto e Walter José dos Reis.

A próxima edição da Copa Inovação está marcada para o fim de 2011 e as inovações serão novamente testadas. A Fifa receberá um relatório sobre os testes e a contribuição para o futebol.



« VOLTAR


Outros Projetos

EXPRESSÃO PAULISTA

FUTEBOL CONTRA A HEPATITE

ATLETAS EM AÇÃO

PRÊMIO SAPESP 2015

EDUCATLETA

MEETING BRASIL-INGLATERRA

CADERNO DE CONQUISTAS

Combate ao assédio e abuso sexual no esporte

70 ANOS

Cartilha

SELEÇÃO DOS ATLETAS

ENCONTRODEPUTADOPEDROPAULO

SOCIAL

UMA JOGADA PELOS CRAQUES

Curso de Capacitação de Monitor Esportivo 2020


Veja todos os projetos
UGT
EDUCATLETA
SOCCER DIGITAL
IBRADESPOR
DIREITO EC
Expressão Paulista
FutBrindes