Estadão: FPF vai punir clube mau pagador da Série A2

SÃO PAULO – Em decisão inédita no País, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu que os clubes da Série A2 do Campeonato Paulista que não pagarem os atletas em dia vão perder pontos durante a competição. A medida visa a proteger os jogadores ao longo da disputa.

"Não podemos ter clubes que fazem compromissos e não pagam. Muitas vezes (os dirigentes) acarretam problemas e prejudicam os próprios clubes, deixando a dívida para quem assume depois", reclamou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, em evento realizado ontem para lançar a bola do Campeonato Paulista de 2012 e os uniformes dos árbitros.

O Sindicato dos Atletas é favorável a que a decisão seja implementada também na A1, mas a FPF quer fazer uma experiência na divisão inferior. Se der certo, pode chegar à elite em 2013. A equipe que entrar em campo com pelo menos um jogador com salário atrasado perderá três pontos na classificação.

"Chegou a hora de os clubes terem mais pés no chão. Tem de ter a receita maior do que a despesa", completou Del Nero. O dirigente da FPF adiantou que a fórmula de disputa da Série A1 do ano que vem será a mesma deste ano. Classificam-se oito times para a segunda fase, que se enfrentam em jogo único até a final, que será em duas partidas.

Daniel Batista – O Estado de S. Paulo