Contra o Showbol, paulistas acionam G4

EDUARDO LOPES
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

Os quatro principais clubes paulistas, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, usarão o G4 para estabelecer o que será feito juridicamente com o Showbol. O pedido foi feito pelo Santos, e as diretorias dos outros times confirmaram que não deram autorização para o uso da marca do torneio de ex-jogadores.

A questão surgiu na última semana, quando o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto, chamou o Showbol de “torneio pirata”, já que havia o uso das cores e do nome do time sem a autorização da diretoria santista.

O coordenador geral do G4, José Carlos Peres, afirmou que a mudança de atitude dos clubes frente ao Showbol se deu pelo tamanho que o torneio atingiu. “O que mudou é que as disputas ficaram mais profissionais, principalmente agora com a transmissão da Sportv”, afirmou.

A primeira parte do trabalho do departamento jurídico do G4 será o recolhimento dos materiais do Showbol e a análise do que poderá ser feito legalmente com a questão. A princípio, o grupo não busca uma indenização, mas sim um acordo para as edições futuras do campeonato.

É um consenso entre os clubes do G4 que o uso do nome dos times é ilegal. Apesar de o campeonato não usar os escudos de cada uma das equipes, a associação com cor, nome e ex-jogadores faz com que se configure em um uso irregular da marca.

Segundo o diretor de marketing do Showbol, Diego Talim, a organização está aberta para escutar as propostas dos clubes. “Nós queremos oficializar os clubes, mas nós sozinhos não vamos poder fazer isso”, afirmou.