FIFPro anuncia lista dos 55 pré-selecionados para o prêmio Bola de Ouro

Redação Sapesp (com FIFPro)

A FIFPro, associação mundial de futebolistas profissionais, anunciou os 55 jogadores pré-selecionados para o Onze Mundial (World XI) FIFA FIFPro 2011. A equipe final será anunciada na cerimónia de atribuição da Bola de Ouro da FIFA, em Zurique, em 9 de Janeiro de 2012.

Recentemente, a FIFPro enviou formulários de votação para 50.000 atletas profissionais de todo o mundo, que são membros dos sindicatos de jogadores. Foi pedido para que participassem da votação secreta e que nomeassem os seus pares para inclusão na lista final.

A cada jogador foi solicitado que escolhesse a sua equipe, selecionando o goleiro, os quatro da defesa, os três meias e os três atacantes que, na sua opinião, foram os melhores em cada posição em 2011.

Para os futebolistas profissionais, a votação para o Onze Mundial FIFA FIFPro terminou oficialmente em 30 de Novembro. Já não é mais possível votar.

VEJA AS FOTOS DA VOTAÇÃO PELO MUNDO

Os Escolhidos
Quatorze jogadores fazem sua estréia na lista final para a Copa do Mundo FIFPro XI: Sergio Agüero, Sergio Busquets, Edinson Cavani, Radamel Falcao, Mario Gómez, Vincent Kompany, David Luiz, Nani, Manuel Neuer, Neymar, Robin van Persie, David Silva, Luis Suárez e Victor Valdes.

O Barcelona é a equipe com mais jogadores na lista do Mundo deste ano. O atual campeão espanhol e europeu tem onze jogadores indicados, um a mais que o rival Real Madrid. Manchester United é o terceiro com 6 jogadores.

Pela primeira vez na história de sete anos do XI Mundial um jogador de um clube não "europeu" faz parte da pré-lista neste ano: o brasileiro Neymar, o atacante campeão da Libertadores da América pelo Santos F.C.

Assim como no ano passado, a Espanha é líder de todas as nações com doze jogadores na lista. Brasil é o segundo com 8 atletas.

FIFPro sorteia 11 viagens a Zurique no Facebook

Definitivamente integrada ao mundo virtual e à abrangência comunicativa das redes sociais, a FIFPro começa a criar ações para os fãs de futebol. A associação mundial de jogadores lançou um canal na rede Facebook onde desafia os apaixonados pelo futebol de todo o mundo a apostarem nos onze finalistas da Bola de Ouro 2011.

O primeiro prêmio deste concurso do Facebook é uma viagem com tudo incluso, para onze pessoas, à cerimónia de atribuição da Bola de Ouro da FIFA em Zurique. É isso mesmo. Basta conferir no site  http://www.facebook.com/FIFPro .

No sistema criado pelo sindicato mundial, os participantes podem dar o seu palpite sobre o onze finalistas e até convidar amigos para concorrer.

A FIFPro, no entanto, alerta. A votação do público é apenas uma simulação, não têm influência na eleição do jogadores que concorrerão ao prêmio. Os votos para o prêmio de melhor do mundo são feitos exclusivamente por jogadores profissionais.