Retrospecto: Corinthians x Palmeiras

O clássico de maior destaque do futebol brasileiro será realizado domingo, às 17 horas, no estádio do Pacaembu válido pela última rodada do Brasileirão 2011. E com esse aspecto de rivalidade e bom futebol, Corinthians e Palmeiras entram em campo pela 339ª vez em noventa e quatro anos de história do clássico.

No resumo histórico do derby, Corinthians e Palmeiras já se enfrentaram em 338 oportunidades, tendo, o alviverde uma pequena vantagem em número de vitórias: São 121 vitórias do Verdão, contra 116 vitórias do Timão e aconteceram 101 empates. Os guerreiros alvinegros já balançaram a rede do arquirrival 450 vezes ao longo da história. Em contrapartida, os alviverdes já marcaram 488 gols.

O primeiro confronto entre as equipes, ocorreu em 06 de maio de 1917, no Parque Antártica, onde o até então, Palestra Itália, venceu a equipe corinthiana por 3 a 0. Nos últimos dez anos (de 2001 a 2011), a vantagem é toda do Timão, foram realizados 26 derby’s, com 10 vitórias do Alvinegro do Parque São Jorge, 9 empates e 8 derrotas para a equipe do Palestra Itália.

Neste ano, três clássicos já marcaram a temporada. O primeiro, no dia 06 de fevereiro, vitória corinthiana no primeiro turno do Paulistão. 1 a 0 gol do lateral direito Alessandro. As equipes voltaram a se enfrentar pela semifinal do Paulistão. 1 a 1 no tempo normal com gol do atacante Willian, e 6 a 5 nos pênaltis, classificando a equipe corinthiana à final do Paulistão.

O último confronto foi realizado no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, e o Palmeiras saiu vencedor pelo placar de 2 a 1 em jogo válido pelo primeiro turno do Brasileirão.

No palco do jogo, o Timão já jogou por 135 vezes desde a inauguração do estádio contra a equipe da Barra Funda. Foram 53 vitórias, 39 empates e 43 derrotas. 197 gols foram marcados pelo Corinthians no estádio Paulo Machado de Carvalho, 199 pelo Palmeiras.

No Brasileirão já foram 38 jogos desde a primeira partida pelo campeonato: São 11 vitórias do Corinthians, 14 empates e 13 derrotas para o Palmeiras. O jogos do Campeonato Brasileiro de 2010 foram: empate de 1 a 1 no primeiro turno (gol de Jorge Henrique) e 1 a 0 (gol de Bruno César) pelo segundo turno.