Redação SAPESP
Bruxelas (Bélgica) – A FIFPro (Sindicato Mundial de Atletas) apresentará no dia 07 de Fevereiro, em Bruxelas, o Black Book Eastern Europe (em Português, Livro Negro do Futebol da Europa Oriental), que traz com exlcusividade relatos e estudos sobre abusos contra jogadores no leste europeu.
Segundo a entidade, a razão para a realização do estudo foram as diversas reclamações e declarações de jogadores recebidas nos últimos anos pela FIFPro e sindicatos de jogadores do Leste Europeu.
Um dos casos mais conhecidos aconteceu no futebol russo no início de 2011. O atacante montenegrino Nikola Nikezic (foto) acusou seu clube na época, o Kuban Krasnodar, de agressão física por seguranças e ameaça mediante arma de foto. Tudo para que o jogador assinasse uma rescisão contratual.
"Muitos atletas profissionais parece ser tão mal tratado por seus clubes, associações de futebol e 'simpatizantes', que a FIFPro resolveu realizar tal estudo, para medir a gravidade e na esperança de pôr fim a esses erros graves", divulgou a FIFPro em comunicado oficial.
ONDE SERÁ
FIFPro Task Force da Europa Oriental – Conferência de imprensa
07-02-2012 | 11:00 h (Local)
International Trade Union House (ITUH), auditório Internacional
Boulevard Roi Albert II, 5 – Bruxelas, Bélgica