REDAÇÃO SAPESP
Desde o dia 21/05, o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo deu início ao pagamento dos valores de Direito de Arena dos atletas que disputaram o Paulistão 2012.
Após receber na segunda-feira a visita do volante Paulinho, herói da classificação do Corinthians para a semi-final da Taça Libertadores da América, o Sapesp recebeu nesta terça o trio defensivo do time de Tite. Alessandro, Chicão e Leandro Castan.
Um dos benefícios mais elogiados pelos atletas e que faz uma boa diferença no bolso, o Direito de Arena é uma conquista dos Sindicatos de Atletas Brasileiros após ação na justiça comum em 1997.
Assim como já regia a Constituição Federal, o Capítulo V da Lei Pelé prevê em seu artigo 42 a distribuição de parte da renda negociada (20%) para transmissões de eventos esportivos entre os atletas de futebol profissional. Como a Lei não era aplicada no futebol, os Sindicatos, após ação e acordo na justiça, conseguiram a liberação de ao menos 5% dos 20% previstos.
Desde então, ao final de cada competição, seja ela estadual ou Nacional, os jogadores dirigem-se aos sindicatos locais para o recebimento da cota.
Além dos corinthianos, atletas dos demais clubes também já passaram pela sede do Sindicato, casos de São Caetano, Portuguesa, Botafogo, Bragantino, Linense, XV Piracicaba, Catanduvense, Guarani, Ituano, Mirassol, Mogi, Oeste e Paulista.