Orquestra Grupo Pão de Açúcar se apresenta no jogo do Audax

Neste sábado (06), às 15 horas, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar irá se apresentar no jogo do Audax, contra o Ituano, pela quarta rodada da segunda fase da Copa Paulista 2012.

Composta por meninos e meninas de 12 a 21 anos, a Orquestra irá executar o Hino Nacional no início da partida e voltará ao gramado no intervalo do jogo para interpretar mais três músicas.

O presidente do Audax, Fernando Solleiro, fala sobre a agradável apresentação e convida a torcida para prestigiar esse grande espetáculo.

“Nessa proposta encontramos uma forma de envolver diferentes públicos ao redor de temas relevantes, como a cultura e o esporte”, enfatiza Solleiro.

Colaborador do Grupo Pão de Açúcar não paga ingresso e tem direito de levar 1 acompanhante. Basta apresentar o crachá na bilheteria do estádio. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Obrigatório apresentar RG na bilheteria do estádio.

A equipe do técnico Antônio Carlos Zago ocupa a primeira colocação da competição do grupo 5, com 9 pontos ganhos.

Programa de Música e Orquestra

O Grupo Pão de Açúcar realiza desde 1998 um permanente investimento na área educacional com o Instituto Grupo Pão de Açúcar, promovendo o desenvolvimento humano por meio do ensino da música.

O programa, que tem duração de um a dois anos, já beneficiou mais de 10 mil jovens, de 10 a 18 anos, nas cidades de Osasco, Santos, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. As aulas acontecem duas vezes na semana nos núcleos educacionais do Instituto, equipados com salas, laboratórios de informática e área de convivência. Além de teoria, prática e história da música, os alunos têm contato com um repertório rico e variado. Os jovens que se destacam no programa podem participar das Orquestras Instituto Grupo Pão de Açúcar até completar a idade de 21 anos.

Com o objetivo de valorizar as diferenças culturais de cada lugar em que o Instituto atua, os integrantes do programa são estimulados a aprender instrumentos de cordas, como acontece com os programas realizados em Osasco e em Santos, onde se utiliza o método Jaffé de Ensino de Cordas, ou mesmo estilos regionais, como xote e maracatu, em Fortaleza, e MPB, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Compostas por 40 integrantes, as Orquestras se apresentam em vários eventos ao longo do ano. Mais de 150 mil pessoas já assistiram às apresentações realizadas no Brasil e também em importantes festivais internacionais. Cerca de 1500 jovens já passaram pelas orquestras, que já receberam diversos prêmios. Em 2008, o Grupo Pão de Açúcar ganhou a Salva de Prata da Cidade de São Paulo, e em 2009, o Prêmio Ana Paula de Oliveira Guimarães do Rotaract. Ambos os prêmios foram recebidos pelos trabalhos educacionais realizados com jovens através seu do Programa de Música. Em 2009 a Orquestra mais uma vez se apresentou em Buenos Aires, no IX Encontro Internacional de Orquestras Juvenis, e em Maio de 2010, 2011 e 2012, participou do Iguazu en Concierto, na cidade de Puerto Iguazu, Argentina, um evento que une a beleza das Cataratas do Iguaçú à beleza da música executada pelos mais de 700 jovens de 18 países diferentes que participam do evento. Nós fomos os únicos representantes brasileiros nesse palco, montado na frente das imensas cataratas, representando a força da juventude brasileira.

O Audax conta com o patrocínio do Extra e Cambs e parceria com Centro Britânico e Intermédica.