Fonte: ONU
A 10ª edição da Partida Contra a Pobreza, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado pela primeira vez no Brasil. O jogo será disputado no dia 19 de dezembro, na nova Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e reunirá grandes nomes do futebol mundial. Entre os craques estarão os “embaixadores da boa-vontade” do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): Ronaldo e Zinédine Zidane.
O encontro, um dos eventos que marcam a inauguração do novo estádio do clube gaúcho, provável Campo Oficial de Treinamento para a Copa do Mundo de 2014, ainda deverá reunir atletas como David Beckham e Luís Figo, além dos brasileiros Leandro Damião, Lucas e Neymar, entre outros.
“A luta contra a pobreza não é uma simples diversão”, afirmou Ronaldo, que lançou a iniciativa Partida Contra a Pobreza com Zidane há dez anos. “Nós jogamos esta partida para arrecadar fundos e, ao mesmo tempo, conscientizar as pessoas de que a solução para o problema está nas mãos de todos. Se trabalharmos juntos, todos serão vencedores na Partida Contra a Pobreza.”
Zidane, que irá jogar no Brasil pela primeira vez, disse que, depois de dez anos atuando ao lado de Ronaldo, está animado para encarar tanto ele quanto seus amigos nesta na Partida Contra a Pobreza. “Mesmo sendo um amistoso, estou ansioso para enfrentar meu velho amigo em Porto Alegre”, declarou.
Iniciativa
O principal objetivo do Jogo Contra a Pobreza é divulgar os objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, lançar novas parcerias no apoio ao seu cumprimento e mobilizar recursos para serem usados no apoio aos projetos que tenham impacto direto da redução da pobreza. Com os recursos arrecadados já foram fundados projetos no Brasil, Colômbia, Etiópia, Guiné Bissau, Haiti, Namíbia, Marrocos e Vietnã, entre outros.
Todo ano, o dinheiro arrecadado com a Partida é usado para apoiar projetos específicos em diferentes países que estão enfrentando desafios difíceis. “No décimo jogo, nós vamos usar a renda recolhida para criar soluções para o meu país e também para um programa na África no qual o Brasil participa ativamente”, explicou Ronaldo.
Rebeca Grynspan, Administradora-Adjunta do PNUD, acredita que a Partida Contra a Pobreza é um dos eventos mais populares e de maior alcance para o PNUD e seus parceiros. “Como o futebol é um dos esportes mais conhecidos do mundo e a pobreza é um desafio global, o evento é um instrumento maravilhoso para mobilizar pessoas e garantir que todos, em qualquer lugar do mundo, possam levar vidas saudáveis, produtivas e recompensadoras.”
A Partida em Porto Alegre segue o exemplo de nove edições bem-sucedidas do evento, que já aconteceu em Basileia (Suiça), Madri (Espanha), Dusseldorf (Alemanha), Marselha (França), Málaga (Espanha), Fez (Marrocos), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia) e Hamburgo (Alemanha).