Sindicato do Chile anuncia acordo e fim da greve no futebol nacional

REDAÇÃO SAPESP

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Chile anunciou o fim da greve de seus atletas, que cruzaram os braços em protesto pela falta de pagamento de salários referentes ao ano de 2012.

O Safup, comandado pelo ex-atleta Carlos Soto, chegou a um acordo na terça-feira com a Confederação Chilena de Futebol, ANFP, representado pelo presidente, Sérgio Jadue.  Os dois rapidamente encontraram uma solução para os problemas e chegaram a um acordo. Assim, a competição nacional (Liga Petrobrás 2013) começará nesta sexta, 25 de Janeiro, com um jogo entre Rangers e Audax Italiano.

Ao final da reunião, Soto disse: "Estamos satisfeitos com essa reunião, porque conseguimos nos dois pontos em discussão: os jogadores serão pagos no que lhes é devido, com pagamentos diretosfeitos pela Federação Nacional. Além disso, o regulamento base da competição foi restabelecida", explicou Soto.

E a reestabilização do regulamento que Soto se refere é sobre a mudança da Federação Nacional, que passou de sete para cinco jogadores no banco de reserva nas partidas.

"Nós nos encontraremos nos escritórios ANFP para que os 64 jogadores que reivindicam o que lhes era devido possam receber diretamente. Assim ficaremos tranquilos", acrescentou o presidente do sindicato.

Além disso, Soto disse que "No futuro, para conflitos de trabalho deste tipo, a possibilidade foi planejada e discutida a criação de uma Câmara de Resolução de Disputas Nacional, similar a de Disputas da FIFA Câmara de Resolução (RDC), que opera hoje. Ele tem a adesão de boa parte dos clubes e  jogadores.

Já o presidente da ANFP enfatizou:  "Estamos felizes. A última greve ocorreu há dez anos. Graças a Deus, não houve nenhum sob esta gestão: as situações foram resolvidas por consenso. Aqui demos um passo importante, por não olhar para trás as disputas que tivemos, mas trabalhando de comum acordo."

O acordo foi aprovado com o consentimento dos presidentes de clube, e deve ser ratificada em uma reunião do conselho prevista para 31 de janeiro.