O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Chile anunciou o fim da greve de seus atletas, que cruzaram os braços em protesto pela falta de pagamento de salários referentes ao ano de 2012.
O Safup, comandado pelo ex-atleta Carlos Soto, chegou a um acordo na terça-feira com a Confederação Chilena de Futebol, ANFP, representado pelo presidente, Sérgio Jadue. Os dois rapidamente encontraram uma solução para os problemas e chegaram a um acordo. Assim, a competição nacional (Liga Petrobrás 2013) começará nesta sexta, 25 de Janeiro, com um jogo entre Rangers e Audax Italiano.
Ao final da reunião, Soto disse: "Estamos satisfeitos com essa reunião, porque conseguimos nos dois pontos em discussão: os jogadores serão pagos no que lhes é devido, com pagamentos diretosfeitos pela Federação Nacional. Além disso, o regulamento base da competição foi restabelecida", explicou Soto.
E a reestabilização do regulamento que Soto se refere é sobre a mudança da Federação Nacional, que passou de sete para cinco jogadores no banco de reserva nas partidas.
O acordo foi aprovado com o consentimento dos presidentes de clube, e deve ser ratificada em uma reunião do conselho prevista para 31 de janeiro.