Jogadores do Amazonas participam de projeto destinado à Fifa

GLOBOESPORTE.COM
clique e leia no site GE.COM

Manaus foi a primeira de quatro cidades escolhidas para a realização do 'Projeto de Avaliação do Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Jogadores de Futebol Profissional', que é realizado pelo Sindicado de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp), a Federação Nacional de Atletas Profissionais (Fenapaf) e a Federação Internacional de Futebolistas (FIFPro). O projeto também passará por Fortaleza, Brasília e São Paulo, e todos os dados serão encaminhados para a Fifa, com o intuito de chamar à atenção da entidade máxima do futebol  para os riscos de jogos em horários impróprios à integridade física dos atletas.

O primeiro 'jogo simulatório', que serviu como estudo para os membros do projeto, aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), no CT Barbosa Filho, Zona Leste da cidade, em um amistoso entre os jogadores do Nacional-AM que não viajaram para Campinas, na partida pela Copa do Brasil, e um selecionado do Exército.

– Idealizamos esse projeto e investimos nessa tecnologia para que seja um divisor de águas na questão dos horários das partidas de futebol. Desde 2002, quando conseguimos aqui no Brasil que os jogos em horário de verão fossem realizados uma hora mais tarde, criou-se essa cultura de respeito aos atletas, tanto por parte da televisão quanto dos organizadores. Estamos extremamente preocupados com o que pode acontecer durante jogos marcados para as 13 horas e 15 horas – afirmou o presidente do Sapesp , ao site da instituição, Rinaldo Martorelli.

Durante a Copa das Confederações, que terminou no último dia 30 de junho, foi observado que os times europeus (Espanha e Itália) sofreram com a temperatura elevada nos jogos realizados em Recife, Salvador e Fortaleza, mesmo essas cidades estando situadas em regiões litorâneas.

O estudo feito na capital amazonense funcionou da seguinte forma: o amistoso foi realizado no mesmo horário em que acontecerão as partidas da Copa do Mundo de 2014. Antes do início do jogo, no entanto, todos os jogadores tomaram uma pílula, que na verdade é uma espécie de sensor de registro de dados.
O fisiologista Turíbio Leite Barros, que integra o projeto e fez parte do departamento médico do São Paulo Futebol Clube por mais de 25 anos, explicou, em detalhes, o procedimento.

– Com um monitor que pega um sinal de radiofrequência do sensor, a gente pode medir a temperatura do atleta enquanto ele atua. De quinze em quinze minutos, a equipe de pesquisadores entra em campo, sem interromper o jogo, e faz uma análise rápida do estado do atleta. A temperatura normal de cada um é 37,5 graus. E a partida de hoje (quinta) foi proveitosa para o nosso estudo. Todos os atletas colaboraram, e isso ajudou a conseguir sucesso nesse primeiro estágio do projeto – sublinhou.

Quando a temperatura do corpo ultrapassa 40 graus surgem sintomas considerados inconvenientes e perigosos, como: ânsia de vômito, tontura e o mal estar. Além disso, o estudo com os jogadores em Manaus também evidencia a exposição não apenas a alta temperatura, mas também a umidade relativa do ar. Em alguns dias do ano, a cidade registra uma incidência acima de 90%.

– Quanto mais úmido é o ar ambiente, mais dificuldade se tem de evaporar o suor e, consequentemente, mais difícil é resfriar o corpo. Então, aqui (em Manaus) a umidade relativa do ar é uma das preocupações. Registramos e medimos isso também. É algo que deve ser levado em consideração – emendou Turíbio, antes de reforçar a necessidade de parada técnica nos confrontos destinados ao Amazonas.

– Eu acredito que a importância da parada técnica era uma coisa já esperada, por todos os fatores identificados, e com toda a certeza é uma intervenção que merece ser considerada extremamente importante..