REDAÇÃO SAPESP
Durante a sua estada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para participar no sorteio Campeonato Sul-Americano SUB-15, presidente da CONMEBOL, Eugenio Figueredo Aguerre, manteve um caloroso e amigável encontro com o presidente da Divisão América da Fifpro, o brasileiro Rinaldo Martorelli, que estava acompanhado pelo Secretário-Geral da entidade, David Paniagua.
Os presidentes aproveitaram a oportunidade para projetar as bases de um memorando de entendimento, uma espécie de protocolo de acordo visando melhorias em todo o continente americano.
Martorelli, que também detém a vice-presidência da FIFPro International, recordou a aproximação que existe com a UEFA, e tem a mesma meta de estreitar o relacionamento com CONMEBOL.
Já o presidente da CONMEBOL, Figueredo Aguerre, apreciou o gesto dos líderes dos jogadores em atividade e apontou a FIFPro como único representante autêntico dos jogadores; "Para a CONMEBOL, a troca de ideias é sempre importante e fortalecem um objetivo comum.", apontou o presidente.
O programa será apresentado no quadro do Comitê Executivo da Confederação, por presidentes e diretores da entidade. O objetivo principal, segundo Martorelli, é fazer com que os dirigentes de países Sul-Americanos passem a cobrar maior rigidez nas relações trabalhistas entre clubes e atletas em seus territórios.
"Nosso objetivo é fazer com que as federações nacionais entendam que a boa condição de trabalho para os atletas reflete diretamente dentro de campo, melhorando a qualidade do espetáculo", argumenta Martorelli.
Estiveram também presentes no encontro o presidente da Federação Boliviana de Futebol, e tesoureiro da matriz da Comenbol, o Sr. Carlos Chávez Landivar, o Secretário Executivo da FBF, Alberto Lozada, e os membros da cúpula do futebol boliviano.