Goleiro lançará livro que promete fazer público repensar sobre os bastidores do futebol

REDAÇÃO SAPESP

Um livro que promete revelar diversos casos polêmicos e obscuros do futebol brasileiro deverá chegar às livrarias brasileiras ainda em 2014. Escrito por um goleiro, o novo editorial está em fase final de acabamento para orgulho do arqueiro-autor Alexandre Montrimas, o Alê, revelado nas categorias de base da Portuguesa e com passagens por Bragantino, Botafogo-SP e futebol português.

Com 32 anos e há 19 atuando profissionalmente, Alê conversou com o Portal do Sindicato de Atletas e contou como pretende levar sua experiência vivida dentro e fora dos gramados para a nova geração que está sendo formada no futebol nacional.

Jogadores como Romarinho, o goleiro Rafael (atualmente no São Caetano), Vitor Ferraz, atualmente no Santos F.C., entre outros grandes craques, já apoiaram o ousado projeto do camisa 1.

Alê primeiramente obrigado por atender o Portal dos Atletas. Conte um pouco sobre sua trajetória no futebol.

Sou Alexandre Montrimas, 32 anos, goleiro profissional de futebol há 19 anos, com passagem por clubes nacionais e da Europa. Comecei nas categorias de base da Portuguesa onde fiquei por nove anos.

Você está prestes a lançar um livro que promete fazer o grande público repensar sobre os bastidores do futebol brasileiro, sobre a industria do futebol como um todo. Conte um pouco sobre esse projeto.

Resolvi compartilhar minhas experiências e meu olhar sobre o mundo do futebol em forma de livro. Para tanto, contratei um ghost-writer (Escritor-fantasma é como se chama a pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria – ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho) e, juntos, estamos contando de uma maneira diferente os bastidores do esporte, a vida dos atletas que não se enquadram na minoria do glamour dos grandes times.

Através do livro e das minhas palestras pretendo preparar pais, jovens e aspirantes a atletas, o que provavelmente eles irão enfrentar nessa jornada para se tornar um jogador de futebol profissional. Também através das minhas experiências como goleiro mostrar como é difícil porém possivel chegar ao sonho de tantos meninos de ser um profissional e viver uma vida fazendo o que a maioria dos brasileiros gostariam de fazer…

E de onde surgiu a ideia de escrever?
Vi e vivi o pior e o melhor do futebol e a ideia é passar a realidade, o dia a dia de milhares de jogadores que representam a maior parcela dos profissionais registrados – e que não é a imagem mostrada e apresentada pela mídia, essa que encanta e ilude milhões de jovens.

O livro está sendo considerado revelador e com assuntos polêmicos. Quais temas você destacaria?
Abordamos temas polêmicos e os entrelaçamos com informações técnicas, relatos de uma época e passagens bem-humoradas. Contamos histórias de superação, necessidade de dedicação incondicional, casos de pedofilia, assédio sexual e até a difícil adaptação de brasileiros em clubes estrangeiros.

Também abordamos o tratamento dado aos garotos nos clubes, o rumo daqueles que passam anos se dedicando e não "acontecem" para o futebol e principalmente o destino de milhares de jogadores ao se aposentarem com trinta e poucos anos.

É verdade que diversos atletas já apoiaram o projeto antes mesmo de sair do papel?

Nesse livro temos também o apoio e depoimentos de outros colegas meus, jogadores que passaram ou viram situações semelhantes às relatadas. É um projeto voltado para aqueles pais e crianças que têm o sonho de mudar de vida através do futebol; voltado também para os adolescentes que já estão envolvidos com o esporte e para os futebolistas apaixonados que já tiveram esse sonho, mas não levaram adiante.

Como espera divulgar esse novo trabalho?

Nesta semana entra no ar meu novo site oficial, www.alemontrimas.com. Nele concentraremos as ações que incluem o livro, as palestras, entre outros. Manteremos um canal com o público para que enviem dúvidas e sugestões. Estamos também buscando parceiros para esse projeto que consideramos social.

MARTORELLI E MEDALHISTAS

Martorelli participa de Painel SAF e recebe medalha de Zanetti, Érika Coimbra e Maurren Maggi durante COBEXPO 2024

POST---MARTORELLI-CONSELHO-ESTADUAL-DO-ESPORTE

Presidente Martorelli participa da reunião do Conselho Estadual do Esporte e assegura voz para atletas em PL