Sapesp e ABPH se unem contra a Hepatite no Brasil

REDAÇÃO SAPESP

O futebol contra a Hepatite. Com este tema, o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo (SAPESP) e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) selaram no mês de agosto um acordo que visa motivar atletas e ex-atletas a passarem pelo teste de detecção da doença. Segundo a entidade, uma a cada três pessoas no mundo estão infectadas por algum tipo de Hepatite e no Brasil a estimativa é de 6 milhões de pessoas estejam contaminadas pelo vírus. Muitas delas não sabem.

"É uma doença silenciosa e que mata cinco vezes mais que a Aids. Vimos muitos atletas morreram de cirrose e que sequer bebiam. O vírus leva também ao câncer de fígado e nossa preocupação é divulgar as campanhas da ABPH principalmente para os ex-atletas (cerca de 80% da faixa etária da doença), que é o foco principal da nossa iniciativa", explicou Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp e que também passou pelo teste.

Osmir Baptista, diretor administrativo do Sapesp, foi quem deu o pontapé inicial para a parceria. Procurou a entidade e passou a bola para o presidente, Rinaldo Martorelli, que concluiu as negociações.

ATLETAS ADEREM À CAMPANHA

Diversos ex-atletas se reuniram num jantar em São Paulo para selar a parceria. Estiveram presentes o ex-atacante Nilson, Gerson Caçapa (treinador do Expressão Paulista), Julio César Bonfim (auxiliar técnico e preparador de goleiro do Expressão), Osmir Baptista, Ataliba (atual técnico do Diadema), Índio (ex-lateral do Santos F.C), entre outros convidados.

Entre os atletas em atividade, diversos posaram para fotos com a camisa "Futebol contra a Hepatite". Ralf, Cleber, Luciano, Romarinho e Danilo no Corinthians, Luis Fabiano (S.P.F.C.).

SOBRE A ABPH

A ABPH-Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite tem a missão de trazer informações básicas a quase 6 milhões de brasileiros, infectados com os vírus B e C da hepatite e que ainda vivem sem saber que estão doentes, além de divulgar e criar maneiras para que as pessoas possam se tratar e se curar.   Humberto Silva, presidente da ABPH e portador da Hepatite C, depois de controlar a sua doença criou uma organização não governamental, sem fins lucrativos, para atender a população gratuitamente.

VEJA AS FOTOS

MARTORELLI E MEDALHISTAS

Martorelli participa de Painel SAF e recebe medalha de Zanetti, Érika Coimbra e Maurren Maggi durante COBEXPO 2024