O Conselho Estadual do Esporte é o órgão criado e vinculado à Secretaria Estadual de Esporte

Presidente do Sindicato de Atletas SP, Rinaldo Martorelli participou nesta quinta-feira (12 de setembro), como convidado da reunião do Conselho Estadual do Esporte representando a categoria profissional.

A reunião foi presidida pela Secretária Estadual de Esporte, Coronel Helena Reis, acompanhada do Secretário Executivo da Secretaria, Coronel José Ribeiro Lemos Junior, do Coordenador estadual de esporte e lazer, Alessandro Moreira de Souza e do Assessor Técnico da Secretaria, Georgios Hatzidakis, mais conhecido no meio esportivo como Grego.

Dentre os temas abordados e discutidos pode-se dar ênfase à proposta, através de uma minuta inicial, de Projeto de Lei para a instituição da Política Estadual Paulista do Esporte, documento que trata especificamente dos temas ligados ao esporte em âmbito estadual, aliás, o pioneiro, já que o esporte vinha sempre sendo inserido de maneira secundária em outras legislações do Estado.

SETE EIXOS
A proposta contempla sete eixos fundamentais: política estadual paulista do esporte; de seus objetivos; da prática desportiva; sistema estadual paulista do esporte; plano decenal paulista do esporte; programa paulista de incentivo ao esporte; programa paulista de patrocínio direto ao esporte.

No que se refere ao sistema estadual paulista do esporte há proposta de inserção, quanto a formação definitiva do Conselho Estadual do Esporte, de um representante indicado pelo Sindicato de Atletas Profissionais.

O debate inicial foi dos mais interessantes, pois faz parte do Conselho representante das várias instituições ligadas ao esporte, aquelas que tratam do esporte não profissional e as que representam o atleta que pratica sua atividade no seio do esporte de maneira profissional.

Neste ponto, Martorelli se posicionou de forma mais veemente.

“Vi aqui na proposta, senhora Secretária, que o poder público continua sem compreender aqueles que represento. E o interessante nisso é que minha categoria serve muito para dar visibilidade aos membros do poder público, mas não estão corretamente, mais uma vez, contemplados com o mesmo interesse. O atleta que pratica atividade de forma remunerada se encaixa no esporte de excelência que é o que está caracterizado no Projeto de Lei? Digo isso porque o PL traz a figura do alto rendimento sem nenhuma especificação, e geralmente o atleta remunerado, principalmente o do futebol, fica à margem dos cuidados do Estado. Se repete aquela história que o atleta que pratica o futebol de forma remunerada percebe altos salários, portanto não necessita do olhar e cuidados do Estado. Essa questão dificulta, inclusive, que obtenhamos recursos públicos para direcionar para os vários projetos sociais que “dão vida” àqueles que não conseguiram uma carreira de sucesso”, alertou o presidente.

A Secretária Helena Reis, então, percebeu esse grande hiato que deve ser mais bem tratado em sua gestão, inclusive comprometendo-se a ter outros encontros com representantes dos atletas.

“Agora, sob responsabilidade do Coordenador de Esportes, Alessandro Moreira, A Secretária Helena Reis receberá outras propostas para, então, fechar o projeto e dar encaminhamento à sua aprovação na Assembleia Legislativa do Estado.