NOTÍCIAS

Institucional

Sindicato de Atletas SP participa ativamente dos Conselhos Arbitrais das Séries A4 e A3 do Campeonato Paulista

O presidente Rinaldo Martorelli representou o Sindicato de Atletas SP nos Conselhos Técnicos das Séries A4 e A3, realizados, respectivamente, nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, na sede da Federação Paulista de Futebol.

Durante os encontros, Martorelli voltou a destacar a atuação do Sindicato na educação dos atletas profissionais quando o assunto é a prevenção de manipulações de resultados.

MAIS DE 400 PALESTRAS

O ex-goleiro lembrou os representantes dos clubes, que desde 2015, já foram ministradas mais de 400 palestras sobre o tema, encontros nos quais são demonstradas as diversas formas de abordagem dos aliciadores e a orientação para que os atletas devam resistir e denunciar qualquer assédio.

“Fazemos tudo para que os atletas não tenham suas carreiras interrompidas ou até extintas por qualquer mínimo movimento que possa indicar um envolvimento que deturpe o resultado da partida”, explicou Martorelli, que colocou o Sindicato de Atletas SP à disposição para novos encontros.

DESIDRATAÇÃO EM CAMPO

Outro ponto que marcou a presença do sindicato diz respeito a um tema trazido pelo Marília Atlético Clube logo após o término da Série A3 deste ano.

Dois jogadores, em dois jogos distintos, sofreram desidratação pela exposição às altas temperaturas em que os jogos são disputados.

Em 31 de julho deste ano, Martorelli, em reunião com o presidente Reinaldo Bastos, já havia colocado o tema em discussão.

DUAS PARADAS POR TEMPO

Atualmente adotada em todas as competições oficiais, a famosa Parada Técnica para Hidratação foi a primeira conquista do sindicato visando a proteção dos atletas. Com base na experiência trazida por fisiologistas que militam no esporte, a nova sugestão é a realização de duas paradas em cada tempo, quando ficar evidente que a exposição está acima do limite. Essa será a postura adotada oficialmente.

Aliás, a partir de 2026, uma parada por tempo passa a fazer parte do regulamento da competição, questão que sacramenta e oficializa a conquista de outrora do Sindicato de Atletas SP.

SISTEMA DE LICENCIAMENTO DE CLUBES

Outra questão já debatida há tempos pelo Sindicato e que agora vem ganhando força diz respeito ao Sistema de Licenciamento de Clubes, posição em que se exige estrutura mínima para que os clubes possam disputar competições profissionais.

O assunto foi estabelecido em reunião do dia 03 de abril de 2023, em que participou, além do presidente Reinaldo Bastos, o vice-presidente de Registros Gustavo Delbin.

A FPF tem tratado o tema com ações orientativas: demonstrações contábeis padronizadas; documentação comprobatória de propriedade ou direito de uso do estádio para jogo, bem como do campo de treinamento; declaração de assistência, avaliação e cuidados médicos.

Vale lembrar que essas ações, em um segundo momento, se tornarão obrigatórias. Essa medida comprova a vocação do Sindicato de Atletas SP, que contribui ativamente e tem por base propostas que tragam a melhoria do futebol.

Por fim, Martorelli confirmou aos representantes dos clubes que, em 2026, o Sindicato de Atletas SP continuará valorizando as competições paulistas com a organização da Seleção dos Atletas, cerimônias de premiação com grandes eventos realizados após a final de cada competição.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

WhatsApp Image 2025-10-17 at 13.10.49

Sindicato de Atletas SP participa ativamente dos Conselhos Arbitrais das Séries A4 e A3 do Campeonato Paulista

Institucional

B81A4127

Sindicato de Atletas SP na Confut Sudamericana 2025

Jurídico

FEED---ASSEMBLEIA-GERAL-ORDINÁRIA-25-07-25

Assembleia: ATA e Vídeo