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Globo credita fuga de patrocinadores à crise

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Depois de Finasa, Brasil Telecom, Medley e Ulbra, a Unisul tamb&eacute;m suspendeu seu patroc&iacute;nio ao voleibol profissional. A Universidade do Sul de Santa Catarina, no entanto, apontou a Rede Globo, detentora dos direitos de transmiss&atilde;o da Superliga de V&ocirc;lei, como um dos principais motivos da decis&atilde;o.<br /><br />Em comunicado oficial, a Unisul destacou que nos &uacute;ltimos meses, para manter uma equipe competitiva, aceitou reduzir o seu nome no uniforme dos atletas e at&eacute; em placas publicit&aacute;rias. Tamb&eacute;m preferiu silenciar-se diante da decis&atilde;o da emissora de televis&atilde;o, exclusiva na retransmiss&atilde;o dos jogos, de omitir o seu nome na identifica&ccedil;&atilde;o da equipe. Para a Globo, o time era chamado de Joinville, e n&atilde;o Tigre/Unisul/Joinville.<br /><br />Tamb&eacute;m via nota oficial, a emissora responde as afirma&ccedil;&otilde;es apontando a crise como principal fator da escassez de patrocinadores no esporte. A Globo sustenta que n&atilde;o cita as marcas dos patrocinadores para &quot;ajudar o p&uacute;blico a reconhecer a exist&ecirc;ncia de fronteiras entre editorial e comercial&quot;.<br /><br />Confira abaixo o comunicado da Central Globo de Comunica&ccedil;&atilde;o:<br /><br />&quot;Os crit&eacute;rios que orientam as decis&otilde;es das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o p&uacute;blico a reconhecer a exist&ecirc;ncia de fronteiras entre editorial e comercial, al&eacute;m, &eacute; &oacute;bvio, de resguardar, legitimamente, o modelo de viabiliza&ccedil;&atilde;o da TV aberta, cujo sustento deve advir exclusivamente da comercializa&ccedil;&atilde;o dos intervalos e&nbsp;de outros formatos comerciais.<br /><br />A Globo considera que a visibilidade natural proporcionada aos patrocinadores de equipes e eventos, em transmiss&otilde;es e reportagens, por si s&oacute; agrega valor &agrave;s marcas e gera ganhos de imagem para as empresas investidoras no esporte, dado o imenso alcance de p&uacute;blico da televis&atilde;o aberta.<br /><br />&Eacute; curioso que, justamente no momento em que o mundo atravessa grave crise econ&ocirc;mica, empresas aleguem que v&atilde;o encerrar projetos esportivos porque suas marcas n&atilde;o s&atilde;o citadas. Ainda que estes projetos esportivos tenham recebido durante anos&nbsp;- &agrave;s vezes d&eacute;cadas – o mesmo tratamento atual, o que prova terem sido vitoriosos e assegurado retorno para os patrocinadores que a eles se associaram.<br /><br />A eventual frustra&ccedil;&atilde;o de empresas patrocinadoras por n&atilde;o terem conseguido, na Globo, a chamada &quot;m&iacute;dia espont&acirc;nea&quot;, na intensidade pretendida, refor&ccedil;a nossa convic&ccedil;&atilde;o quanto ao acerto de nossas pol&iacute;ticas.&quot;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Meio $ Mensagem, 13/05/2009 </font></div>

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