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A bola vai rolar no Brasileirão

<p><span lang=’PT’ style=’FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT’><font size=’2′>Come&ccedil;a no pr&oacute;ximo s&aacute;bado, 9, o campeonato de futebol mais importante do cen&aacute;rio nacional: o Brasileir&atilde;o. Com 20 clubes distribu&iacute;dos por nove estados, a S&eacute;rie A da competi&ccedil;&atilde;o, que ser&aacute; disputada pela s&eacute;tima vez seguida por pontos corridos (sem eliminat&oacute;rias e finais), promete ser a mais atrativa e rent&aacute;vel dos &uacute;ltimos anos. Um dos fatores &eacute; a presen&ccedil;a de Ronaldo, jogador do Corinthians, que poder&aacute; alavancar a baixa m&eacute;dia de p&uacute;blico registrada nos &uacute;ltimos tr&ecirc;s anos, com apenas 12.401 torcedores por jogo em 2006, 17.461 em 2007, e 16.992 em 2008.<br /><br />Se os est&aacute;dios n&atilde;o est&atilde;o t&atilde;o cheios, a arrecada&ccedil;&atilde;o total das bilheterias aumenta a cada temporada do Campeonato Brasileiro. Em 2006, o valor angariado pelas arenas foi de R$ 52,5 milh&otilde;es. J&aacute; 2007 registrou R$ 80 milh&otilde;es. O ano passado, por sua vez, foi o mais rent&aacute;vel no quesito bilheteria, com R$ 101,2 milh&otilde;es arrecadados.<br /><br />Mesmo com a m&eacute;dia de p&uacute;blico semelhante nos &uacute;ltimos anos, os times come&ccedil;am a adaptar modelos europeus em seus est&aacute;dios, cobrando ingressos mais caros e oferecendo maior comodidade ao torcedor, considerado por muitos clubes como consumidores.<br /><br />O Setor Visa &eacute; um dos grandes exemplos. Instalado no Palestra It&aacute;lia, Morumbi e Canind&eacute; (<st1:personname w:st=’on’ productid=’em São Paulo’>em S&atilde;o Paulo</st1:personname>); Vila Belmiro (Santos); Jo&atilde;o Havelange (Rio de Janeiro); Orlando Scarpelli (Florian&oacute;polis); e Roberto Santos (Salvador), o local &eacute; considerado uma &aacute;rea VIP com cadeiras numeradas, lounge com monitores de plasma, lanchonetes, lojas, banheiros e &aacute;reas de estar. Al&eacute;m disso, os torcedores adquirem os ingressos para o setor pelo site </font><font size=’2′>Futebol Card.</font><font size=’2′><br /><br />No ano passado, o Flamengo foi o clube com a maior m&eacute;dia de p&uacute;blico, com 40.694 torcedores por partida, seguido por Gr&ecirc;mio (31.725) e Cruzeiro (24.245). O Palmeiras, que levou a m&eacute;dia de 16.877 espectadores e ocupou 11&ordm; posi&ccedil;&atilde;o no quesito, foi o terceiro colocado na arrecada&ccedil;&atilde;o de bilheteria, com cerca de R$ 476.702 por jogo, atr&aacute;s de Gr&ecirc;mio (R$ 592.281) e Flamengo (R$ 699.260). O alviverde paulista elevou o valor dos ingressos de arquibancada e do Setor Visa e, mesmo sem grande assist&ecirc;ncia m&eacute;dia, conseguiu incrementar sua receita.<br /><br /><strong><span style=’FONT-FAMILY: Verdana’>Telona</span></strong><br />Detentora dos direitos de transmiss&atilde;o do Brasileir&atilde;o para TV aberta, fechada, pay-per-view e de placas publicit&aacute;rias at&eacute; <st1:metricconverter w:st=’on’ productid=’2011, a’>2011, a</st1:metricconverter> Rede Globo vive a expectativa de um Campeonato Brasileiro com a maior visibilidade dos &uacute;ltimos anos. Para o diretor da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto, a presen&ccedil;a de Ronaldo Fen&ocirc;meno pode alavancar a visibilidade da competi&ccedil;&atilde;o. &quot;O fato de podermos contar com um dos maiores craques que o futebol brasileiro j&aacute; produziu &eacute; um ponto bastante positivo para promovermos a competi&ccedil;&atilde;o&quot;, destaca.<br /><br />Pelo pacote de TV aberta, a emissora pagou R$ 220 milh&otilde;es ao Clube dos 13 – entidade que negocia os direitos de transmiss&atilde;o do torneio. O valor pode ser elevado caso a audi&ecirc;ncia m&eacute;dia dos jogos seja superior a 21 pontos no Ibope, sendo que cada ponto extra vale cerca de R$ 1 milh&atilde;o.<br /><br />De olho em toda a temporada de futebol transmitida pela Globo e principalmente no Campeonato Brasileiro, os patrocinadores Vivo, Casas Bahia, Ita&uacute;, Volkswagen e Ambev renovaram suas cotas por R$ 121 milh&otilde;es cada. J&aacute; o canal de TV fechada Sportv (da Globosat) comercializou as seis cotas de patroc&iacute;nio do pacote Futebol 2009 pelo valor de R$ 24 milh&otilde;es cada. Os compradores foram Ambev, Fiat, HSBC, Ipiranga, Telef&ocirc;nica e Vivo. A Visa adquiriu uma cota diferenciada para o top de cinco segundos.<br /><br />&quot;Estamos bastante animados com a oportunidade de podermos dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento de novos produtos e de valoriza&ccedil;&atilde;o das marcas dos clubes. Este trabalho vem sendo empreendido ao longo dos &uacute;ltimos dez anos, em conjunto com o Clube dos Treze&quot;, afirma o executivo da Globo Esportes.<br /><br />Com toda a visibilidade gerada pela S&eacute;rie B de 2008, que contou com a presen&ccedil;a do Corinthians, a CBF decidiu assumir a gest&atilde;o da competi&ccedil;&atilde;o. Em reuni&atilde;o com os 20 clubes participantes da Segundona, o presidente da Confedera&ccedil;&atilde;o, Ricardo Teixeira, assinou contratos de cess&atilde;o de direitos de transmiss&atilde;o com a Rede Globo de Televis&atilde;o at&eacute; o final de 2014. O valor do acordo fica inalterado at&eacute; 2010, num total de R$ 27 milh&otilde;es anuais.<br /><br />A Futebol Brasil Associados (FBA), que detinha a comercializa&ccedil;&atilde;o do pacote at&eacute; 2010, foi destitu&iacute;da da atribui&ccedil;&atilde;o. De acordo com Campos Pinto, os direitos ser&atilde;o compartilhados com a Rede TV! Nesta temporada da S&eacute;rie B. O torneio, que assim como a Primeira Divis&atilde;o ser&aacute; realizado entre maio e dezembro, ter&aacute; como participantes grandes clubes como Vasco, Bahia, Portuguesa e Guarani.<br /><br />O faturamento m&iacute;nimo estimado pela CBF &eacute; de R$ 600 mil para cada time da S&eacute;rie B. Al&eacute;m disso, as equipes podem faturar com a venda de pain&eacute;is publicit&aacute;rios. A pr&oacute;pria FBA j&aacute; vinha comercializando estes pain&eacute;is com a estimativa de receita total em torno de R$ 14 milh&otilde;es.<br /><br /><strong><span style=’FONT-FAMILY: Verdana’>Prefer&ecirc;ncia</span></strong><br />Em pesquisa realizada pela TNS Sport, o Campeonato Brasileiro foi indicado como a competi&ccedil;&atilde;o preferida pelos torcedores brasileiros. Com 56,67% das indica&ccedil;&otilde;es, o Brasileir&atilde;o desbancou a Copa do Brasil e a Copa Santander Libertadores da Am&eacute;rica, torneios que foram citados por 13,77% e 13,70% dos f&atilde;s de futebol, respectivamente. <br /><br />A Libertadores &eacute; o campeonato mais importante da Am&eacute;rica do Sul, pois classifica o campe&atilde;o para o Mundial de Clubes da Fifa. Equipes mexicanas tamb&eacute;m participam do torneio, mas caso sejam vencedoras n&atilde;o poder&atilde;o disputar o Mundial. A qualifica&ccedil;&atilde;o de times da Am&eacute;rica do Norte, Am&eacute;rica Central e Caribe acontece na Liga dos Campe&otilde;es da Concacaf (Confedera&ccedil;&atilde;o de Futebol da Am&eacute;rica do Norte, Central e Caribe). Nas duas &uacute;ltimas edi&ccedil;&otilde;es da competi&ccedil;&atilde;o, o mexicano Pachuca sagrou-se campe&atilde;o.</font></span></p><p><span lang=’PT’ style=’FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT’><font size=’2′>Por Andr&eacute; Lucena<br />Meio &amp; Mensagem, 07/05/2009</font></span></p>

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