No segundo dia da Conferência Estadual do Estatuto do Desporto, o primeiro assunto da pauta estava fora da mesa de debates. A presença do presidente do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP), Rinaldo José Martorelli, e do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, antecipou discussão sobre o adiamento do Campeonato Paulista, proposto pelo Sindicato.
‘Ainda não havia conversado com a Federação. Mas vou aproveitar a presença do presidente aqui para falarmos sobre o tema’, afirmou Martorelli, otimista em relação a um acordo com a FPF. ‘Vamos encontrar uma forma de atender os melhores interesses para a Federação, os clubes e e os atletas’.
Martorelli terá que conversar muito caso queira confirmar o adiamento sem precisar entrar na Justiça. Além de Marco Polo Del Nero, ele deve encontrar resistência dos próprios clubes. Mustafá Contursi, presidente do Palmeiras do Sindicato Nacional das Associações de Futebol, afirmou que existe muita ‘hipocrisia’ entre os jogadores. ‘Deveria existir um mecanismo para que eles também assumissem suas responsabilidades’.
A polêmcica envolvendo questões relacionadas aos direitos dos atletas devem se intensificar nos próximos dias, com o chamado ‘pacote do futebol’, medidas emergenciais que devem ser executadas pelo Governo Federal – provavelmente sob a forma de medida provisória. Além do saneamento fiscal dos clubes, o relacionamento trabalhista entre as agremiações e os atletas também devem sofrer modificações.
Fonte: Gazetaesportiva.net