LULA ADIA AS MPS DO FUTEBOL

Em reunião com o ministro do Esporte, Agnelo Queirós, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pelo adiantamento para 2005 do pacote de futebol do Ministério, que estava previsto para este mês.

A proposta do ME inclui a edição de duas Medidas Provisórias: uma para alterar a Lei Pelé e outra para instituir à loteria Timemania para ajudar os clubes. O LANCE! apurou que Lula informou a Agnelo que o governo não poderia editar as Medidas Provisórias neste momento por causa da pressão do Congresso contra o excesso do uso deste mecanismo.

No meio do ano, após a reunião com dirigentes dos clubes, Lula tinha pedido urgência nas medidas para o futebol: o ME previa duas MPs para dezembro. Ao tomar sua decisão, Lula ainda levou em conta o fato de alguns setores terem criticado pontos da MP que altera a Lei Pelé. Sem consenso, o presidente entendeu que era melhor discutir mais a questão.

Os sindicatos de jogadores foram contra a perda de direitos trabalhistas dos atletas e a mudança de relação entre clubes, que passaram a ter mais força nos contratos com aumento de direitos à indenização. Além disso, os jornais LANCE!, Folha de São Paulo e O Globo fizeram editoriais criticando o fato de os clubes não serem obrigados a se tornarem empresa a MP acabava com a indução prevista na lei atual.

Já se discute dentro do ME a possibilidade de a medida para alterar a Lei Pelé ser encaminha como projeto de lei, embora a prioridade seja faze-la como MP em janeiro. O ME avalia que a Timemania é mais fácil de passar como MP. A um interlocutor, ontem, Agnelo admitiu que serão necessários ajustes nos textos. Ele pode ceder a reivindicações dos sindicatos.

Jornal Lance! Rodrigo Mattos Rio

MARTORELLI E MEDALHISTAS

Martorelli participa de Painel SAF e recebe medalha de Zanetti, Érika Coimbra e Maurren Maggi durante COBEXPO 2024