NOTÍCIAS

NULL

Direito de personalidade x direito de marca

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Principal respons&aacute;vel pelo primeiro t&iacute;tulo da Fran&ccedil;a na Ta&ccedil;a Davis, conquistado em 1927, o tenista Ren&eacute; Lacoste foi apelidado de crocodilo por conta de uma aposta que havia feito com seu treinador &ndash; o atleta ganharia uma mala de couro de crododilo se vencesse uma partida importante. Depois de 80 anos, poucas pessoas sabem que Lacoste foi um tenista famoso. Entretanto, seu sobrenome deu origem a uma marca de roupas mundialmente conhecida.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Atualmente, a marca Lacoste est&aacute; presente em 109 pa&iacute;ses, com 73 lojas pr&oacute;prias e produtos expostos em mais de 1700 pontos. Essa estrutura gera uma venda m&eacute;dia de 30 milh&otilde;es de produtos por ano com a marca criada pelo ex-tenista.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>A transforma&ccedil;&atilde;o do nome de Lacoste em uma marca &eacute; um dos casos mais famosos na hist&oacute;ria do esporte, mas segue uma linha que contempla outras hist&oacute;rias. O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, por exemplo, criou e passou a usar uma marca de roupas esportivas com seu nome. Assim, aproveitou o ganho de imagem que teve com o sucesso nas quadras para se transformar em um produto.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>A cria&ccedil;&atilde;o de uma marca baseada na imagem e no nome de um atleta representa uma mudan&ccedil;a importante para a atua&ccedil;&atilde;o jur&iacute;dica. Enquanto o limite &eacute; de um esportista, a abordagem &eacute; do direito de personalidade. Contudo, o que cuida dos interesses comerciais do atleta como produto &eacute; o direito de marca.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&ldquo;O direito de personalidade &eacute; uma prote&ccedil;&atilde;o individual, n&atilde;o patrimonial e n&atilde;o comercial. Ele at&eacute; permite o uso comercial da imagem, mas n&atilde;o o registro de uma marca relacionada a um atleta. O direito de marca &eacute; uma prote&ccedil;&atilde;o &agrave; empresa e &agrave; reputa&ccedil;&atilde;o que ela construiu para se estabelecer ali&rdquo;, explicou o advogado Lu&iacute;s Felipe Baliero Lima, em palestra durante a quarta edi&ccedil;&atilde;o do Semin&aacute;rio Nacional de Direito Desportivo, realizada na Universidade de S&atilde;o Paulo.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O uso comercial da imagem dos atletas &eacute; garantido pela Lei Pel&eacute; (9.615&frasl;98), que aumenta o poder individual sobre as marcas, mas tem uma aplica&ccedil;&atilde;o restrita ao territ&oacute;rio brasileiro. A possibilidade do registro de uma marca mundial ainda depende da ades&atilde;o brasileira ao protocolo de Madri, que criou um f&oacute;rum unificado mundialmente para discutir as quest&otilde;es do direito de marca.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&ldquo;Uma marca tem validade de dez anos, renov&aacute;vel infinitamente, dentro das prerrogativas de uso l&iacute;cito, zelo da integridade e da reputa&ccedil;&atilde;o da marca e de cess&atilde;o e licenciamento. Com a cria&ccedil;&atilde;o da marca e seu estabelecimento no mercado em que se deseja atuar, cria-se um direito aut&ocirc;nomo de administra&ccedil;&atilde;o que pode at&eacute; ser transferido&rdquo;, completou Baliero.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Ao contr&aacute;rio da personalidade, a marca tem fun&ccedil;&otilde;es sociais e de fomento &agrave; livre concorr&ecirc;ncia, responsabilidade de impulso social e possibilidades de estrat&eacute;gias para garantia de prest&iacute;gio, status e inser&ccedil;&atilde;o comercial.<br /><br />Por Guilherme Costa (colaboraram Gabriel Codas e Rubem Dario)</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Cidade do Futebol, 24/09/2007</font></div><div>&nbsp;</div>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo

Institucional

CONVITE-A4-INDIVIDUAL

Premiação A4

Institucional

B81A5860 copiar

Sindicato abre 45 vagas de trabalho para atletas acima de 23 anos e anuncia premiação da Bezinha