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Nike tira Adidas da camisa da França ao preço de cinco Brasis

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>A Fran&ccedil;a vale mais de cinco sele&ccedil;&otilde;es brasileiras.<br /><br />Pelo menos para a Nike, empresa de material esportivo que fechou contrato ontem com os franceses e patrocina a CBF desde 1996, com v&iacute;nculo previsto at&eacute; o ano de 2018.<br /><br />Para estampar sua marca no uniforme dos &quot;Bleus&quot;, a fornecedora norte-americana pagar&aacute; US$ 63,3 milh&otilde;es (R$ 107,6 milh&otilde;es) a cada ano.<br /><br />A confedera&ccedil;&atilde;o brasileira recebe da Nike US$ 12 milh&otilde;es (R$ 20,4 milh&otilde;es) anuais, um valor 5,3 menor que o destinado aos europeus pelo acerto de ontem.<br /><br />A Nike venceu a queda-de-bra&ccedil;o com a Adidas, sua principal concorrente. A empresa de origem alem&atilde; era a patrocinadora da Fran&ccedil;a desde 1972 e destinava US$ 14,8 milh&otilde;es (R$ 25,2 milh&otilde;es) por ano &agrave; federa&ccedil;&atilde;o, segundo o &quot;La Tribune&quot;.<br /><br />A parceria Nike-Fran&ccedil;a ter&aacute; in&iacute;cio em 2011, quando vence o contrato com a Adidas, e prosseguir&aacute; at&eacute; 2018.<br /><br />A Fran&ccedil;a, atual vice-campe&atilde; mundial, tem um t&iacute;tulo de Copa. O Brasil, quinto no Mundial-2006, ostenta cinco ta&ccedil;as.<br /><br />Mesmo assim, a sele&ccedil;&atilde;o segue longe do topo dos maiores patroc&iacute;nios.<br /><br />Com o acerto com os norte-americanos, a Fran&ccedil;a passou a ser a mais cara do planeta.<br /><br /></font><font face=’Verdana’ size=’2′>A seguir, aparece a Inglaterra, cuja federa&ccedil;&atilde;o de futebol recebe US$ 44,5 milh&otilde;es (R$ 75,7 milh&otilde;es) anuais da Umbro.<br /><br />O M&eacute;xico, por exemplo, ganha algo similar ao Brasil.<br /><br />Ap&oacute;s a Copa-2006, os mexicanos trocaram a Nike pela Adidas, que repassa US$ 11 milh&otilde;es (R$ 18,7 milh&otilde;es) anuais.<br /><br />De acordo com o presidente da Federa&ccedil;&atilde;o Francesa da Futebol, Jean-Pierre Escalettes, a Nike ainda ir&aacute;&nbsp;desembolsar b&ocirc;nus pelo desempenho dos &quot;Bleus&quot; nas Copas de 2014 e 2018, al&eacute;m de US$ 2,5 milh&otilde;es (R$ 4,3 milh&otilde;es) por temporada em fornecimento de material esportivo &agrave; entidade.<br /><br />Antes da Fran&ccedil;a, a Nike tinha feito investida sobre a Alemanha, que usa Adidas.<br /><br />No ano passado, a empresa ofereceu US$ 80 milh&otilde;es (R$ 136 milh&otilde;es). N&atilde;o levou, apesar de a federa&ccedil;&atilde;o alem&atilde; reconhecer que o valor era superior ao que recebia da marca concorrente.<br /><br />A Fran&ccedil;a optou por uma concorr&ecirc;ncia para decidir sua fornecedora. Adidas, Nike e a local Airness participaram do processo.&quot;Foram tr&ecirc;s ofertas de qualidade. Apenas o pre&ccedil;o as diferenciou&quot;, disse Escalettes</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Folha de S. Paulo, 26/02/2008</font></div>

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