NOTÍCIAS

NULL

Pra que marketing?

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Quando li a not&iacute;cia sobre a extin&ccedil;&atilde;o do departamento de marketing do Atl&eacute;tico Mineiro, pelo presidente Alexandre Kalil, tentei imaginar qual foi a rea&ccedil;&atilde;o do dirigentes do seu maior rival, o Cruzeiro. Certamente devem estar dando gargalhadas. O mais curioso &eacute; que esta medida ocorre justamente no ano em que o Galo comemora seu centen&aacute;rio. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Kalil disse que ele mesmo cuidar&aacute; dos contratos maiores e que o clube n&atilde;o tem de investir em marketing e ter muitos contratos pequenos (calculo que esses acordos s&atilde;o mesmo min&uacute;sculos). Para o dirigente atleticano, os grandes j&aacute; s&atilde;o o bastante (ent&atilde;o, devem ser graaaaandes mesmo). </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Enquanto alguns clubes brasileiros avan&ccedil;am com mais profissionalismo nos neg&oacute;cios que envolvem sua marca, Alexadre Kalil deu uma tremenda bola fora. Mas, acredito que ainda um grande n&uacute;mero de cartolas deve ter a mesma opini&atilde;o do presidente do Atl&eacute;tico Mineiro. Talvez por n&atilde;o conhecerem tudo aquilo que uma &aacute;rea de marketing e neg&oacute;cios pode fazer por uma agremia&ccedil;&atilde;o, continuam vivendo como se estivessem nos anos 70. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Recomendo ao dirigente m&aacute;ximo do alvinegro de BH, ent&atilde;o, que procure qual a equipe que pode servir de benchmarking, desculpe, qual equipe pode servir de refer&ecirc;ncia para um trabalho bem feito nessa &aacute;rea. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Existem v&aacute;rias, mas se &eacute; para pegar algum time como exemplo, vamos logo ver como funciona o Manchester United. J&aacute; sei que muita gente vai aparecer novamente com aquela hist&oacute;ria de que no Brasil a realidade &eacute; outra, como se eu n&atilde;o soubesse. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>A quest&atilde;o &eacute; que eu n&atilde;o estou pregando que os clubes brasileiros simplesmente copiem tudo que &eacute; feito l&aacute; no exterior, mas apenas que analisem o m&aacute;ximo que puderem das agremia&ccedil;&otilde;es que s&atilde;o bem-sucedidas. Vale, inclusive, estudar os times de basquete norte-americanos. Quem sabe consigam pegar boas id&eacute;ias. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Voltemos ao Manchester. Os ingleses executam tantas a&ccedil;&otilde;es que colocarei apenas alguns dados, at&eacute; porque os internautas gostam de textos curtos. Patrocinadores oficiais: os Red Devils possuem oito(!). Tamb&eacute;m contam com um departamento de comercializa&ccedil;&atilde;o da marca que atua, ainda, como um fiscalizador do nome do clube (brand protection) em produtos eventualmente pirateados. H&aacute; at&eacute; um e-mail para que os torcedores denunciem casos de falsifica&ccedil;&otilde;es de artigos com a marca da equipe. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>O est&aacute;dio do clube brit&acirc;nico, o legend&aacute;rio Old Trafford, &eacute; um verdadeiro shopping: possui lojas, restaurantes, lanchonetes, caf&eacute;s, museu, esta&ccedil;&otilde;es de r&aacute;dio e TV pr&oacute;prias. No dia de jogo (match day), al&eacute;m de faturar com a venda de ingressos que, diga-se de passagem, ficam esgotados desde o come&ccedil;o da temporada, servem mais de duas mil refei&ccedil;&otilde;es que chegam a custar 50 libras (algo em torno de R$ 150). Ali&aacute;s, o restaurante possui vista para o campo… Lanches? S&atilde;o vendidos mais de 80 mil hot dogs em cada partida, devidamente acompanhados de uma cervejinha. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>H&aacute; tamb&eacute;m uma revista. A diferen&ccedil;a &eacute; que a cada jogo s&atilde;o vendidos 40 mil exemplares, em m&eacute;dia. Por ano s&atilde;o comercializadas um milh&atilde;o de revistas. Ainda temos os camarotes, as su&iacute;tes e lojas com os produtos oficiais do clube (devem ser os contratos pequenos citados pelo presidente do Galo mineiro). Nos dias em que n&atilde;o h&aacute; jogos, o est&aacute;dio fica aberto para visita&ccedil;&otilde;es. Cerca de 200 mil pessoas comparecem todos os anos e pagam algo em torno de 10 libras para conhecer as depend&ecirc;ncias do Old Trafford. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>H&aacute; um amplo sal&atilde;o que pode servir para diversas finalidades: teatro (para 1.200 pessoas), sala de confer&ecirc;ncia (500 pessoas) e jantar (1.000 pessoas), entre v&aacute;rias outras utilidades. &Eacute; poss&iacute;vel at&eacute; se casar ou passar a noite de Natal no Old Trafford. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Nem vou comentar que os ingleses usam o site (vers&otilde;es em ingl&ecirc;s, japon&ecirc;s, coreano e chin&ecirc;s) para uma infinidade de coisas, seja para dar informa&ccedil;&otilde;es do time, vender seus produtos e at&eacute; mesmo colocar ofertas de empregos, desde as fun&ccedil;&otilde;es menos prestigiadas, como manuten&ccedil;&atilde;o e limpeza, at&eacute; vagas em TI, RH, finan&ccedil;as e comunica&ccedil;&otilde;es, por exemplo. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>H&aacute; at&eacute; cursos de futebol (ser&aacute; que eles ensinam melhor do que os brasileiros?) para crian&ccedil;as. Somente neste ano, mais de 1.400 crian&ccedil;as de 75 pa&iacute;ses diferentes participaram dos programas de futebol realizados na Academia Manchester United, que tem como slogan &quot;Learn to play the United way&quot; (&quot;Aprenda a jogar nos moldes do United&quot;). United &eacute; a forma como os torcedores costumam tratar seu time. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Tem muito mais para se falar a respeito. E nem foram abordados os cases dos esportes norte-americanos. Mas, pensando bem, pra que? Esses contratos pequenos n&atilde;o servem pra nada. O neg&oacute;cio &eacute; ficar apenas com os grandes. Ent&atilde;o, t&aacute;.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Por Antonio Afif </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Da M&aacute;quina do Esporte, 26/11/2008</font></div>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo

Institucional

CONVITE-A4-INDIVIDUAL

Premiação A4

Institucional

B81A5860 copiar

Sindicato abre 45 vagas de trabalho para atletas acima de 23 anos e anuncia premiação da Bezinha