NOTÍCIAS

NULL

Crise pode reduzir patrocínio na Europa

<div><font face=’Verdana’ size=’2′>Principal explica&ccedil;&atilde;o para a &quot;limpeza&quot; dos uniformes dos clubes brasileiros no in&iacute;cio de temporada, a crise financeira mundial tamb&eacute;m deve fazer suas v&iacute;timas na Europa. Segundo a ag&ecirc;ncia &quot;Reuters&quot;, especialistas do Velho Continente avaliam a situa&ccedil;&atilde;o de clubes como o Manchester United, que busca um novo parceiro master, de forma temerosa. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&quot;Em tempos de pen&uacute;ria financeira, as empresas v&atilde;o, naturalmente, procurar maneiras de cortarem os custos, e os patroc&iacute;nios de eventos esportivos, incluindo as camisas de futebol, parecem um alvo natural e f&aacute;cil&quot;, disse Chris Brooks, professor de finan&ccedil;as e diretor de pesquisas da Universidade de Reading, na Inglaterra. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&quot;Mesmo que os clubes de futebol continuem atraindo alguns patrocinadores, &eacute; mais prov&aacute;vel que os pr&oacute;ximos acordos sejam menos lucrativos para os clubes&quot;, disse Joa McLean, especialista em finan&ccedil;as no futebol da consultoria Grant Thornton, em entrevista &agrave; &quot;Reuters&quot;. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Caso o movimento realmente aconte&ccedil;a, ser&aacute; o primeiro impacto conjunto da instabilidade financeira mundial nos grandes clubes de futebol. At&eacute; o momento, a manuten&ccedil;&atilde;o dos contratos assinados, especialmente com as redes de televis&otilde;es pelos direitos dos campeonatos em disputa, vem garantindo a solidez das equipes. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>Uma debandada de empresas do setor, no entanto, agravaria as dificuldades financeiras. O exemplo mais emblem&aacute;tico &eacute; o dos ingleses do Manchester United, que n&atilde;o renovar&atilde;o seu compromisso com a seguradora norte-americana AIG. A empresa, que est&aacute; em situa&ccedil;&atilde;o delicada, j&aacute; avisou que reduzir&aacute; sua participa&ccedil;&atilde;o no esporte em 2010. </font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>No Brasil, gigantes como Corinthians e S&atilde;o Paulo sentiram a crise da pior maneira poss&iacute;vel. O clube do Morumbi, mesmo com o terceiro t&iacute;tulo brasileiro consecutivo, n&atilde;o conseguiu o aumento que pretendia e fechou mais um ano de acordo com a LG, por R$ 18 milh&otilde;es. J&aacute; os alvinegros seguem em busca de um parceiro interessado em investir os R$ 20 milh&otilde;es pedidos pela liga&ccedil;&atilde;o com o atacante Ronaldo.</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>&nbsp;</font></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′>M&aacute;quina do Esporte, 03/03/2009</font></div>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.06.42

Martorelli se reúne com novo presidente da CBF, Samir Xaud

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-15 at 17.49.11

Sindicato de Atletas SP participa de reunião com presidente da FIFA, Gianni Infantino

Social

WhatsApp Image 2025-04-23 at 16.10.37 (1)

Sindicato de Atletas SP recebe visita de representantes do projeto social Meninas em Campo