NOTÍCIAS

NULL

Levantamento sobre ídolos esquece Pelé

<p><font face=’Verdana’ size=’2′>Com qual personalidade da hist&oacute;ria do esporte voc&ecirc; mais se identifica? Essa foi uma das perguntas feitas pelo &quot;&Iacute;ndice de Confian&ccedil;a das Marcas&quot;, estudo que Ibope Intelig&ecirc;ncia e Troiano Consultoria de Marcas realizaram em parceria. Para auxiliar as respostas, a aferi&ccedil;&atilde;o ofereceu ao p&uacute;blico uma s&eacute;rie de op&ccedil;&otilde;es. E na lista de 60 nomes, nem sequer citou Pel&eacute;, eleito pela Fifa o maior jogador de futebol do s&eacute;culo passado. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A proposta do estudo era tra&ccedil;ar um perfil do p&uacute;blico entrevistado e de suas aspira&ccedil;&otilde;es para auxiliar o direcionamento de marketing das empresas. Para isso, foram feitas perguntas sobre a vis&atilde;o que as pessoas possuem sobre personalidades do esporte e da m&iacute;dia. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A abordagem come&ccedil;ava com uma pergunta sobre a personalidade esportiva com a qual os entrevistados mais se identificavam. Para isso, apresentou uma s&eacute;rie de imagens e pediu que o p&uacute;blico escolhesse um &iacute;dolo entre elas. Ayrton Senna foi o mais citado entre mulheres (26%) e homens (31%). </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>Depois, seguido o mesmo procedimento, o levantamento quis saber qual era a personalidade al&eacute;m do esporte que despertava maior admira&ccedil;&atilde;o por parte dos entrevistados. Os vencedores entre mulheres e homens foram, respectivamente, Angelina Jolie (52%) e Barack Obama (27%). </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O terceiro passo foi cruzar as duas respostas. Angelina Jolie &eacute; a personalidade mais admirada pelas mulheres que participaram do estudo, enquanto Senna venceu entre os homens. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O problema &eacute; que Pel&eacute; n&atilde;o foi citado, nem entre as personalidades do esporte, tampouco em meio &agrave;s celebridades. Questionados sobre isso, respons&aacute;veis pela pesquisa alegaram &quot;esquecimento&quot; como motivo para o ex-jogador ter sido alijado da amostra. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>O estudo quantitativo foi realizado via internet, com 390 entrevistas e apenas perguntas de m&uacute;ltipla escolha. Foram abordados jovens entre 15 e 19 anos, que responderam sobre como se v&ecirc;em, o que pretendem ser no futuro e o que pensam acerca de 13 marcas esportivas. </font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>A partir de uma combina&ccedil;&atilde;o entre esses t&oacute;picos e as avalia&ccedil;&otilde;es dos internautas sobre seis itens (produto, distribui&ccedil;&atilde;o, pre&ccedil;o, atendimento, comunica&ccedil;&atilde;o e marca), Ibope Intelig&ecirc;ncia e Troiano criaram um ranking entre as empresas esportivas mais confi&aacute;veis para o p&uacute;blico. O mesmo processo est&aacute; sendo desenvolvido na Argentina e no M&eacute;xico.</font></p><p><font face=’Verdana’ size=’2′>Por Guilherme Costa <br />M&aacute;quina do Esporte, 17/04/2009</font></p>

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

FIFA-ENCONTRO-FINAL

Sindicato de Atletas SP reencontra FIFA e sela acordo de proteção aos atletas antes da final do Mundial de Clubes

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.06.42

Martorelli se reúne com novo presidente da CBF, Samir Xaud

Institucional

WhatsApp Image 2025-06-15 at 17.49.11

Sindicato de Atletas SP participa de reunião com presidente da FIFA, Gianni Infantino