O presidente do Sapesp, Rinaldo Martorelli, participa de entrevistas para esclarecer dúvidas sobre o fim do passe.
Ontem, dia 21, Martorelli foi entrevistado pela Rádio Justiça de Brasília e amanhã as 22h30 estará no programa Cartão Verde da TV Cultura.
O presidente do Sapesp tem lembrado que a fim do passe se deu por iniciativa do Sapesp, depois de ter participado em outubro de 1996, em París, de um encontro com atletas do exterior, quando conheceu Jean-Marc Bosman – jogador belga que motivou o fim do passe na Europa – , e o convidou para vir ao Brasil.
O movimento do fim do passe iniciou-se de forma organizada e efetiva em 11 de novembro, ainda no ano de 1996, no seminário promovido pelo Sapesp com o apoio do jornal O Estado de S. Paulo, e com o Bosman e o Pelé como palestrantes.
Martorelli tem procurado abrir os olhos da imprensa para os verdadeiros problemas do futebol que passam muito longe da questão do fim do passe.
Derrubando o argumento dos clubes mostra que as negociações com as transferências de atletas têm proporcionado elevadas somas para o caixa e que somente não é maior por deficiência jurídica e inaptidão comercial, aliadas a comum falta de transparência.
Foto: Bosman e Martorelli na França, em 06/10/1996.