A verdade sobre a MP 671

NOTA OFICIAL

Sem informação, não existe democracia. E o que dizer quando lidamos com informações distorcidas? Cria-se uma situação pior que a falta de democracia, pois há um falso sentimento de democracia que a verdade não existe. Aí tudo piora. Trata-se mesmo de uma manipulação, covarde, que ninguém de caráter e de bom senso deveria aceitar.

A imprensa é órgão central no exercício da democracia, mas nem sempre segue a regra de ter a verdade dos fatos como premissa básica. No caso que nos move, uma parte ínfima dela (imprensa), movida por interesses próprios, se presta a um desserviço que pessoas de bom senso deveriam rejeitar sumariamente.

Com a discussão da votação da MP 671, vimos que foi até criado um site para pressionar os parlamentares pela aprovação. Pena que não diz toda a verdade.

Porém, tal site somente trata da meia verdade e, como não existe meia verdade, estamos falando de uma mentira.

Você sabe o que é uma Medida Provisória? Como o próprio nome diz, é uma medida editada pelo governo que vale por determinado período – 90 dias, e depois pode ou não ser revalidada pelo Congresso Nacional. E agora, estamos no momento de saber se a MP 671 continuará valendo ou não.

Se aprovada pelo Congresso, passa a valer permanentemente se incorporando à legislação do país. Se não aprovada, morre.

O tal site diz que a MP 671 trata de moralizar o futebol brasileiro, mas não detalha a situação. Os responsáveis por esse site somente defendem a aprovação por interesses próprios.

E os responsáveis pelo site NÃO CONTAM TODA A VERDADE por um simples motivo. Porque o que lhes interessa é somente defender a sua posição, seu grupo. Os interesses da maioria dos trabalhadores de futebol não lhes interessam.

PROJETO DE CONVERSÃO – VOCÊ SABE O QUE É?
A MP 671 também foi transformada em projeto de conversão, ou seja, traz propostas de alteração na Lei 9.615/98 que trata da relação de trabalho dos atletas profissionais.

Com base nessas propostas de alterações, traz tentativas de TIRAR DIREITOS DOS ATLETAS PROFISSIONAIS, POR ISSO DEVEM SER TOTALMENTE REJEITADAS.

Não só isso. Tenta dar representatividade para associação de atletas profissionais, figura até então desconhecida no contexto nacional. São os sindicatos que tem o poder de representação, não somente por ser requisito de lei, mas principalmente aquilo que fizeram, e fazem, em defesa da categoria na prática. Nunca se soube de qualquer associação que conquistasse algum avanço para a categoria.

Sempre foram os sindicatos que trabalham em prol de conquistas. A inda os são e continuará sendo. Como agora, com a manutenção dos direitos alcançados. Basta conhecer. Quem vota a favor da MP mostra total desconhecimento nas lutas e conquistas da classe. VOCÊ APOIA ISSO??? ISSO É MORALIZAR???

PSEUDO
Há algum tempo surgiu um grupo que se dizia representante da categoria.  Grupo este que enganou alguns por algum tempo, mas diz o velho ditado, não enganou todos por todo o tempo. E conseguiu temporariamente seu intento porque teve apoio de uma parte da imprensa que tinha os mesmos interesses. NUNCA FIZERAM NADA PELO BEM DA CATEGORIA OU DO FUTEBOL – ESTES INTERESSES SÃO OS DO PRÓPRIO UMBIGO.

Agora, esse minúsculo grupo e já quase inexistente, é totalmente rejeitado pelos JOGADORES DE VERDADE. Ouvimos isso em vestiários e encontros com os atletas no sindicato. Aqueles que têm uma vida no futebol e que necessitam do amparo e proteção de seus verdadeiros representantes.

Eles continuam tentando viver se valendo das ferramentas que a internet proporciona, apoiados por alguns pseudojornalistas – (jornalistas de verdade exercem a profissão ouvindo todos os lados para publicação da matéria). Os jornalistas sérios e que trabalham com o idealismo da categoria têm todo nosso respeito.

VOCÊ APOIA ISSO??? ISSO É MORALIZAR???

Outra tentativa na MP de conversão é a de criar barreiras, porque não dizer travas quase intransponíveis, para que o jogador possa receber do clube seus salários depois que ganhou uma ação judicial.

Uma ação judicial tem duas fases. A de conhecimento, que é aquela que o juiz diz que tem razão, e a segunda, quando começa o procedimento para o recebimento. Aqui há que se destacar a gravidade da situação. A primeira fase leva em média cinco anos para acabar e quando vai iniciar a segunda, que já normalmente também é demorada, a MP 671 traz a possibilidade de criação de um Ato Trabalhista, que vai fazer o jogador esperar pelo menos o dobro para receber seus salários.

VOCÊ APOIA ISSO??? ISSO É MORALIZAR???

A MP 671 de conversão tem outra proposta que tira direitos dos jogadores que conquistamos em 2011.

A partir de então, jogadores com salários mais modestos tem a segurança de receber seus salários em 100% até o final do contrato caso o clube decida manda-lo embora. Agora a MP 671 propõe a volta dos 50%.

VOCÊ APOIA ISSO??? ISSO É MORALIZAR???

Como se vê, a campanha pela aprovação da MP 671 passa como um rolo compressor sobre os direitos do trabalhador atleta de futebol profissional, com argumentos que somente trazem benefícios para os clubes, que é o refinanciamento de dívidas milionárias, as quais não foram de responsabilidade dos atletas profissionais.

Não há uma só pessoa de bom senso neste país que possa aceitar que seja dado aos clubes benefícios em detrimento a direitos dos trabalhadores, os atletas profissionais de futebol.

A democracia não pode ser exercida sem ética e com informações manipuladas.

Nós rejeitamos a MP 671 por esses motivos, os motivos verdadeiros.
E você escolhe o seu caminho.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23