Grupo de trabalho da FIFA apelou a uma maior transparência financeira nas transferências e nas atividades dos empresários de jogadores.
Um grupo de trabalho da FIFA, que inclui o Director-Executivo da UEFA, Christer Olsson, e o tesoureiro da UEFA, Mathieu Sprengers, apelou a uma maior transparência financeira nas transferências e nas atividades dos empresários de jogadores.
Boa gestão
O organismo máximo do futebol mundial adiantou que o grupo de trabalho sobre questões financeiras, que faz parte da Task Force da FIFA, liderada por Sprengers, pediu também uma boa gestão por parte dos clubes no que toca a assunto financeiros. As implicações da propriedade de vários clubes por uma pessoa ou entidade e das apostas sobre a integridade das competições de futebol estiveram também na agenda.
Propostas concretas
A FIFA adiantou que várias propostas concretas, elaboradas pelo grupo de trabalho, serão submetidas ao Comité Executivo da FIFA, na sua próxima reunião, a 16 e 17 de Março.
Madaíl presente
O grupo de trabalho inclui também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e membro cooptado do Comité Executivo da UEFA, Gilerto Madaíl; o Secretário-Geral da FIFA, Urs Linsi; o secretário-geral da Confederação Asiática de Futebol, Dato’ Peter Velappan; o presidente da Federação Brasileira de Futebol, Ricardo Terra Teixeira; o director-executivo da Premier League da Federação Inglesa de Futebol, Richard Scudamore; o presidente do FC Barcelona, Joan Laporta; o presidente do RSC Anderlecht, Vanden Stock; e o presidente do sindicato dos jogadores, a FIFPro, Philippe Piat, bem como parceiros externos.
Site Uefa.com (16/02/2006)