NOTÍCIAS

NULL

As diferenças entre homem e mulher no esporte

Por Dr. Turibio Leite de Barros

Um dos assuntos relacionados ao esporte que mais curiosidade provoca diz respeito às diferenças entre homem e mulher dando  origem a varias especulações sobre a possibilidade da mulher se igualar ou eventualmente sobrepujar o homem nas modalidades esportivas.

Na realidade, existem diferenças fisiológicas importantes entre homem e mulher que nos obrigam a considerar que igualdade nunca vai existir. As diferenças que mais interferem no rendimento físico podem ser inicialmente relacionadas abaixo para depois justificarmos sua repercussão :

 
1- O homem possui mais glóbulos vermelhos no sangue, que são as células que transportam oxigênio para os músculos e demais tecidos do corpo
 
2- O homem possui o hormônio testosterona secretado pelos testículos que é o chamado hormônio anabolizante promovendo maior síntese de proteínas nos músculos aumentando a massa muscular
 
3- A mulher tem um percentual de gordura corporal maior que o homem, em média cerca de 10 % a mais.
 
4- A mulher tem mais flexibilidade que o homem, o que repercute em poder desenvolver maior amplitude articular.
 
Na verdade estas não são as únicas diferenças, mas talvez sejam as que maior repercussão vão ter no desempenho nos esportes. O fato do homem ter maior número de glóbulos vermelhos sempre lhe dará uma vantagem nos chamados exercícios aeróbicos ou de longa duração como corrida, natação, ciclismo etc. Assim, mesmo que o desempenho esportivo das mulheres venha melhorando  nestas provas, o desempenho masculino sempre será superior.
 
Por outro lado a influência da testosterona sempre dará ao homem maior massa muscular o que repercute em maior força, potência e velocidade justificando a predominância masculina nos esportes em que predominam estas qualidades como corridas de velocidade, provas de arremesso, impulsão, esportes de força etc.
 
O fato da mulher ter maior percentual de gordura também representa um fator com influência no desempenho, na medida em que a sobrecarga de massa corporal é maior relativa ao tecido muscular que é o efetor do movimento.
 
Existem modalidades esportivas nas quais nenhum destes fatores influencia de forma decisiva o desempenho. Talvez o que mais evidencie a igualdade entre o sexos seja o hipismo nas suas diferentes modalidades: salto, adestramento etc.
 
Finalmente existem as modalidades que são prerrogativas femininas por terem seu desempenho potencializado por requisitos como, flexibilidade, coordenação motora e principalmente delicadeza e graça na execução como fundamentalmente algumas provas da ginástica artística.
 
De qualquer forma diferenças existem e podemos dizer: felizmente!

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---MARTORELLI-CONSELHO-ESTADUAL-DO-ESPORTE

Presidente Martorelli participa da reunião do Conselho Estadual do Esporte e assegura voz para atletas em PL

Institucional

POST---COMUNICADO-IMPORTANTE-TITE

COMUNICADO: Tite, tenha coragem e exija de seu clube

WhatsApp Image 2024-08-02 at 07.48.06

Sindicato se une à FPF contra diminuição de datas dos estaduais e penalização de clubes devedores