NOTÍCIAS

NULL

Atletas agora contam com fundo de previdência


Diário do Grande ABC

São Paulo (SP) – Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol e transformar-se em milionário? O problema é quando o dinheiro não é bem administrado e acaba mais rápido que se esperava, principalmente com a carreira curta do esportista. Com o objetivo de dar mais garantias aos atletas, de todas as modalidades, a Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) lançou ontem à noite, no Museu do Futebol, fundo de previdência complementar aos profissionais, o EsportePrev.
 

O evento contou com as presenças dos ministros do Esporte, Orlando Silva, e do interino da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, dos presidentes do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli, e da Petros, Luís Carlos Afonso, além de ex-jogadores de futebol.
 
Para participar do fundo, o atleta precisa estar credenciado a algum sindicato, associação ou federação ligada à Petros. Inicialmente, somente os sindicatos dos atletas profissionais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio Grande do Norte participam do projeto.
O profissional tem de contribuir com qualquer quantia – também pode receber aporte de outros meios, como o clube, por exemplo – e vai retirar o dinheiro a partir dos 45 anos, mensalmente, ou até todo o valor de uma única vez.
 
"O próximo passo é envolver os clubes do País. Espero que eles possam contribuir com esse apelo", pediu Orlando Silva. "Vamos criar mecanismos de abordagem para conversar com todos", emendou Martonelli. Segundo Luís Carlos Afonso, atletas perto de encerrar a carreira também podem contribuir. "Claro que quanto mais jovem você contribui mais você arrecada. Mas o jogador pode pagar até quando parar, caso consiga outra renda", disse.
 
Para incentivar a participação do projeto será lançada campanha publicitária que deve ter o atacante Neymar, do Santos, como garoto-propaganda. "Ele apenas não esteve aqui porque está com seu time no Uruguai (na Libertadores)", explicou Gabas. Outro atleta com chances de participar da campanha é o goleiro Marcos. Os cachês deles foram doados como aporte para o fundo.
 
ESTÁDIO
Orlando Silva falou do estádio do Corinthians, que começou a ser construído há duas semanas. Segundo o ministro, o Itaquerão tem condições de receber a abertura da Copa de 2014. "Fiquei feliz por ter começado, mas o ritmo tem de ser acelerado. Imagino que o governo (estadual) possa contribuir para o estádio receber o primeiro jogo. Até porque o estádio precisa de padrões melhores", justificou.
 
A data de escolha da sede da abertura é 29 de julho e o comitê paulista ainda não deu garantias financeiras à Fifa. Existe a possibilidade de São Paulo ficar fora da Copa.
 
Beneficiados comemoram iniciativa
 
Quem mais vai ganhar com o EsportePrev são os atletas que defendem times considerados pequenos, como Palestra e Esporte Clube São Bernardo, e recebem cerca de um a dois salários-mínimos por mês. "Fiquei feliz com a notícia porque pode nos dar um futuro melhor quando nos aposentarmos e assim não dependeremos de outras coisas. Pretendo me associar ao sindicato caso o plano seja realmente bom", revelou o lateral Rafael, 19 anos, do EC São Bernardo.
 
Promessa do Palestra, o meia Brito, 20, prefere esperar mais tempo para saber se o plano de previdência é realmente benéfico. "Eu nem estava sabendo disso. Acho que será bom, mas vou estudar melhor com a minha família", disse.
 
Para o veterano lateral Alexandre, 32, que assinou com o Palestra ontem, o plano veio tarde demais. "Era para terem feito isso muito tempo atrás", disse o jogador. "Se compensar para mim, posso entrar neste negócio", completou
 

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---video-e-ata-DEZ2024

ASSEMBLEIA: vídeo e atas disponíveis até 14/01/2025

Institucional

WhatsApp Image 2024-12-17 at 11.12.15

Sugestões do sindicato são acatadas em minuta final da proposta de Política Estadual Paulista do Esporte

Institucional

MARTORELLI-ASSEMBLEIA

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária (13/12)