<div><div><span style=’COLOR: #333333′><font face=’Verdana’ size=’2′>Apesar da crise que abalou o sector financeiro mundial, as instituições bancárias mantêm-se firmes no seu envolvimento com a indústria do futebol. Por todo o planeta os bancos apostam fortemente na divulgação da sua marca e produtos, através da publicidade em clubes, ligas e selecões. Analisámos o investimento do BBVA, Santander, Itaú e BES no futebol, assim como o retorno retirado por cada um através dos patrocínios.<br /><br />Banco BBVA<br /><br />Um dos maiores investimentos feitos por instituições financeiras foi feito pelo banco BBVA. O BBVA é parceiro oficial da LFP (Liga de Fútbol Profesional) desde 2006, patrocinando a Liga Espanhola (Liga BBVA) e a segunda liga Espanhola (Liga Adelante), por um valor de 32 milhões de Euros ano. Com este patrocínio o BBVA aumentou fortemente a sua visibilidade devido a ampla audiência que a liga Espanhola consegue, quer em Espanha, quer no exterior.<br /><br />Banco Santander<br /><br />O Santander é considerado o 7º maior banco a nível mundial, o seu envolvimento com o futebol teve como aposta máxima a divulgação da sua marca no continente Sul-Americano. O Santander conseguiu destronar a Toyota como patrocinador da Copa Libertadores, onde irá investir 7,2 milhões de Euros anuais de 2008 a 2013. O Santander investe ainda cerca de 9,5 milhões de Euros em acções de marketing por todo o continente, conseguindo dessa forma um exposição a mais de 1.300 milhões de pessoas, através de 16 mil horas de transmissões televisivas, arrecadando um fatia de 27% do mercado financeiro na América Latina.<br /><br />Banco Itaú<br /><br />O envolvimento do banco Itaú no futebol já dura à 17 anos, a instituição brasileira aposta fortemente na associação da sua marca à seleção Brasileira através da CBF. Em 2008 o Itaú renovou por 6 anos a sua parceria com a seleção Canarinha, num contrato com o valor total de 68 milhões de Euros, cerca de 11 milhões de Euros anuais. O Itaú ajudou também a candidatura Brasileira ao Mundial de 2014, investindo 1,5 milhões de Euros. No entanto o Itaú continua a sublinhar a sua presença no futebol através de patrocínios em transmissões televisivas da rede globo do Campeonato Brasileiro, Taça do Brasil, Copa Santander Libertadores e eliminatórias Sul Americanas para os mundiais de futebol.<br /><br />Banco Espírito Santo<br /><br />Nos últimos anos o BES encontrou nos 3 clubes de topo da Liga Portuguesa os parceiros ideais para aumentar a sua visibilidade através do futebol. Com patrocínios anuais no valor de 9 milhões de Euros divididos por Porto, Benfica e Sporting, o BES obteve um retorno 15 vezes superior ao montante investido. O banco Português esteve também envolvido no Europeu de 2004, com um retorno do seu investimento de 42%. No entanto a contratação de Cristiano Ronaldo para a divulgação das suas campanhas, é a grande arma do BES, associando a sua marca a um dos melhores jogadores do mundo.<br /><br />Estes são apenas alguns destaques em relação ao investimento do sector financeiro no futebol, no entanto muitas outras instituições financeira vêm no futebol o meio ideal para a divulgação da sua marca, aqui ficam mais alguns exemplos; La Caixa (Selecção Espanhola e Euro 2008), Citibank (Werder Bremen/cartões de crédito de clubes), Bank of Scotland (diversos financiamentos e parcerias), Bank of América (diversos investimentos/cartões de crédito de clubes), etc…</font></span></div><div><font face=’Verdana’ size=’2′> </font></div><div><span style=’COLOR: #333333′><font face=’Verdana’ size=’2′>Fonte: </font><a href=’http://www.futebolfinance.com/’><font face=’Verdana’ color=’#333333′ size=’2′>http://www.futebolfinance.com</font></a><font face=’Verdana’ size=’2′> (08/06/2009)</font></span></div></div>