"A Universidade de Sheffield Hallam tem muitas realizações nas disciplinas relacionadas com o esporte, com excelência reconhecida no Reino Unido e internacionalmente. Creio que o Brasil tem muito a adquirir em experiência, especialmente na organização dos dois grandes eventos: Copa 2014 e Jogos Olímpicos de 2016", explica Aldo Rebelo.
Além do intercâmbio acadêmico com a universidade, as atividades focarão a colaboração entre as duas entidades para desenvolvimento de serviços para atletas brasileiros de elite, como psicologia do esporte, fisioterapia, biomecânica, fisiologia, força e condicionamento, e nutrição; e uso de sistemas tecnológicos que analisam a performance dos atletas.
"Ano passado recebemos a equipe de judô e desde então estamos mais próximos do Brasil. A universidade já trabalha com muitas especialidades dentro da área e poderá ajudar os atletas a ganharem mais medalhes, menos contra a Grã Bretânia", brinca o presidente da Academia de Esportes da Universidade de Sheffield, Guy Masterman. As atividades devem começar em breve. "Já estamos programando nossa viagem para o Brasil em novembro", completa ele.
Serão beneficiados atletas, equipe técnica, universidades, profissionais das várias disciplinas relacionadas com o esporte e marketing e gestão esportiva. "Acho que a parceria irá abrir um campo de progresso e desenvolvimento que trará ao Brasil muitos benefícios", completa o ministro.
Também participaram do ato a assessora internacional do Ministério do Esporte, Ana Prestes; o chefe do Departamento de Esporte da Universidade, Guy Masterman; a Chefe do Departamento de Marketing Internacional de Sheffield Hallam, Jennie Homer; e o Diretor de Comunicação Cooporativa e de Relações Internacionais, John Palmer.