Brasil estréia contra o Japão na Copa das Confederações

COPA 2014

Os grupos da Copa das Confederações de 2013 foram definidos, após sorteio realizado pela FIFA, neste sábado (01.12), no Anhembi, em São Paulo. O Brasil fará a abertura da competição contra o Japão, em 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. As outras duas seleções que integram o Grupo A são México e Itália. No Grupo B ficaram Espanha, Uruguai, Taiti e o representante da África. A segunda fase da venda de ingressos terá início na próxima segunda-feira (03.12). Na pré-venda, mais de 130 mil foram comercializados.

O sorteio, conduzido pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, além de definir os integrantes das chaves, serviu para determinar as posições das equipes nos grupos e, assim, a ordem dos confrontos nas chaves, com os locais e horários definidos anteriormente.  Antes do anúncio oficial, o capitão da penta, Cafu, revelou o nome da bola: Cafusa.

Depois da abertura em Brasília, Itália e México se enfrentam do dia 16 de junho no Rio de Janeiro. No mesmo dia, a cabeça de chave Espanha encara o Uruguai, em Recife. Fecha a primeira rodada Taiti x Representante da África, em Belo Horizonte.

Dupla responsabilidade
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, em seu discurso na abertura do sorteio, que o Brasil tem dupla responsabilidade: mostrar competência dentro e fora de campo. "A primeira responsabilidade é apresentar um futebol bonito nos gramados, que honre a tradição brasileira pentacampeã mundial. Mas temos a obrigação de vencê-la também fora do campo, construindo todas as condições de fazer uma Copa inesquecível, pela excelência dos estádios, pela organização do evento e pela acolhida alegre que daremos a delegações e torcedores", afirmou.