José Carlos Brunoro, 63 anos, foi confirmado na noite desta quarta-feira (23) como novo diretor executivo do Palmeiras. O acordo vai até o fim da atual gestão do presidente Paulo Nobre, e a apresentação oficial será nesta quinta-feira (24) às 15h, na Academia de Futebol.
“O Brunoro tem história no Palmeiras e é um vencedor. Espero o Brunoro vitorioso da década de 90 com mais 20 anos de experiência”, declarou Nobre ao Site Oficial do Palmeiras.
Brunoro foi diretor de esportes da Parmalat no início da co-gestão com o Verdão e, entre outros títulos, faturou o bicampeonato brasileiro em 1993 e 94. Nos últimos dez anos, o executivo esteve à frente do projeto de criação do Audax, time que estreou na categoria principal em 2007 e atualmente disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista.
Conheça Brunoro
Presidente do Conselho da Brunoro Sport Business, diretor técnico da Confederação Brasileira de Basquete e diretor executivo de futebol do Audax SP e RJ (Grupo Pão de Açúcar), Brunoro começou a carreira esportiva como jogador de vôlei.
Ficou nas quadras por 14 anos e trabalhou os sete seguintes como preparador físico. Estreou como treinador de voleibol em 1978 e foi auxiliar técnico da seleção brasileira masculina nas conquistas da Copa do Mundo no Japão, em 1981, do vice-campeonato mundial de 82, na Argentina, da medalha de prata na Olimpíada de 84, em Los Angeles (EUA) e do título do Pan-Americano de 83, na Venezuela. Como técnico principal, foi campeão Sul-Americano de 1985, na Venezuela.
Dois anos depois, em 1987, Brunoro iniciou o trabalho de dirigente desportivo, enquanto prosseguia com a carreira de treinador. Em 1991, encerrou as atividades como técnico e começou a se dedicar integralmente à função de dirigente.
Já em 1992, foi convidado pela Parmalat para ser diretor de esportes da América Latina. No mesmo ano, a multinacional iniciou seu trabalho junto ao Palmeiras. Brunoro participou ativamente da implementação e consolidação do novo conceito esportivo no clube, desenvolvendo o sistema de co-gestão no patrocínio esportivo.
No ano de 1997, inaugurou a Brunoro Sport Business (BSB) e lançou o livro Futebol 100% profissional, em parceria com Antonio Afif. A BSB atende empresas que têm interesse em investir ou desenvolver estratégias de marketing e negócios no esporte.
Brunoro também ingressou na Fórmula 1, gerenciando a carreira do piloto Pedro Paulo Diniz durante seis temporadas. Em 2003, fez parte de um projeto Social-Esportivo, idealizado com Abilio Diniz e Fernando Solleiro, e tornou-se diretor executivo do Audax SP e RJ. No ano seguinte, começou a atuar como membro do Conselho Nacional do Esporte (CNE) do Ministério do Esporte.
Em 2005, participou da elaboração do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, como presidente da Comissão de Futebol e Marketing Esportivo. Quatro anos depois, em 2009, tornou-se diretor técnico da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e, em 2011, classificou a equipe de basquete masculino para a Olimpíada após 16 anos.
No mês de agosto de 2012, lançou o curso Master Brunoro em Futebol, que apresenta as mais recentes tendências e metodologias em treinamento de futebol, também aborda conceitos e modelos emergentes em temas relacionados à Gestão, Planejamento, Estratégia, Marketing, Neurociência e Pedagogia.