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Copa do Mundo vai gerar 448 oportunidades para pequenas empresas

<div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Constru&ccedil;&atilde;o civil, tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o, turismo e produ&ccedil;&atilde;o associada ao turismo. Esses quatro setores da economia oferecem 448 oportunidades de neg&oacute;cios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os dados fazem parte do `Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede&acute;, divulgado pelo Sebrae nesta ter&ccedil;a-feira, dia 29, no Rio de Janeiro. </font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>O mapeamento &eacute; uma das a&ccedil;&otilde;es previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que receber&aacute;, at&eacute; 2013, investimentos de R$ 79,3 milh&otilde;es. Os recursos ser&atilde;o aplicados em programas de consultoria, inova&ccedil;&atilde;o e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inova&ccedil;&atilde;o (ALI) e Centrais de Neg&oacute;cios. Para atender &agrave; demanda, novas solu&ccedil;&otilde;es tamb&eacute;m poder&atilde;o ser criadas.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>De acordo com o mapeamento do Sebrae, encomendado &agrave; Funda&ccedil;&atilde;o Get&uacute;lio Vargas (FGV), haver&aacute; possibilidades de neg&oacute;cios para pequenos empreendimentos antes, durante e ap&oacute;s o evento esportivo. Alguns exemplos s&atilde;o as ag&ecirc;ncias de viagens emissivas e de receptivo, fornecedores de uniformes, empresas de terraplanagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimenta&ccedil;&atilde;o e bebidas, com&eacute;rcio de repara&ccedil;&atilde;o e manuten&ccedil;&atilde;o de equipamentos de comunica&ccedil;&atilde;o, empresas de Internet e infraestrutura de tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o (TI), produ&ccedil;&atilde;o de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobili&aacute;rio de escrit&oacute;rio.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>As 448 oportunidades de neg&oacute;cios foram extra&iacute;das de uma lista de atividades nas quais essas empresas podem empreender com grande chance de sucesso. Esses segmentos incluem as compras governamentais (com as garantias previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa) e os neg&oacute;cios diretamente com o mercado &ndash; que representam a maior parte das oportunidades. Ainda no primeiro semestre de 2011, ser&atilde;o mapeados mais cinco setores: agroneg&oacute;cio, madeira e m&oacute;veis, t&ecirc;xtil e confec&ccedil;&atilde;o, com&eacute;rcio varejista e servi&ccedil;os.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><strong><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Legado</font></span></strong></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Al&eacute;m da realiza&ccedil;&atilde;o de neg&oacute;cios, o Programa Sebrae na Copa 2014 aproveita o impulso do evento esportivo para trabalhar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. &ldquo;A ideia &eacute; permitir que elas ocupem um espa&ccedil;o maior na economia, n&atilde;o apenas no per&iacute;odo at&eacute; 2014, mas no futuro. Atualmente, 99% das empresas brasileiras s&atilde;o micro ou pequenas e elas respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Em pa&iacute;ses como a Alemanha, a participa&ccedil;&atilde;o no PIB chega a 40%&rdquo;, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Entre as a&ccedil;&otilde;es para a Copa, est&aacute; prevista, inicialmente, a capacita&ccedil;&atilde;o de 7,7 mil empreendimentos avan&ccedil;ados (com mais de dois anos de funcionamento) nas 12 cidades-sede, que ser&atilde;o multiplicadoras dos avan&ccedil;os de gest&atilde;o e inova&ccedil;&atilde;o para centenas de milhares de outros empreendimentos. &ldquo;T&atilde;o importante quanto fazer essa capacita&ccedil;&atilde;o de gestores &eacute; articular, junto &agrave;s grandes corpora&ccedil;&otilde;es, a inser&ccedil;&atilde;o das pequenas empresas nas principais cadeias produtivas. J&aacute; iniciamos o di&aacute;logo com as principais associa&ccedil;&otilde;es empresariais nesse sentido&rdquo;, revela Luiz Barretto.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Neste primeiro momento, o levantamento est&aacute; sendo feito em &acirc;mbito nacional. A segunda etapa ser&aacute; a identifica&ccedil;&atilde;o das atividades mais promissoras em cada estado que sedia a Copa, levando em considera&ccedil;&atilde;o as aptid&otilde;es locais. Est&atilde;o em andamento 14 mapeamentos locais, sendo nove no setor da constru&ccedil;&atilde;o civil &ndash; no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Cear&aacute; e Paran&aacute;. Em tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o, os mapeamentos ocorrem no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paran&aacute;, Distrito Federal e Cear&aacute;. At&eacute; maio, dever&atilde;o estar conclu&iacute;dos os dados regionais dos quatro setores.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>As atividades priorizadas pelos estados ser&atilde;o trabalhadas em encontros de neg&oacute;cios organizados pelo Sebrae e ir&atilde;o contar com a participa&ccedil;&atilde;o de empres&aacute;rios (fornecedores e compradores de produtos e servi&ccedil;os), associa&ccedil;&otilde;es de classe, bancos de financiamento e outras entidades. Ao todo, ser&atilde;o 12 encontros, um por cidade-sede, que devem come&ccedil;ar no primeiro semestre.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><strong><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Regras do jogo</font></span></strong></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>O Mapa de Oportunidades aponta quais s&atilde;o os requisitos obrigat&oacute;rios e classificat&oacute;rios que devem ser cumpridos para que os empres&aacute;rios possam garantir seu espa&ccedil;o no mercado. Eliminat&oacute;rios s&atilde;o aqueles sem os quais uma empresa &eacute; ou n&atilde;o contratada, normalmente por quest&otilde;es legais, como alvar&aacute; de funcionamento, nota fiscal, Cadastro Nacional da Pessoa Jur&iacute;dica (CNPJ) e Inscri&ccedil;&atilde;o Estadual.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>J&aacute; os requisitos classificat&oacute;rios s&atilde;o os que agregam valor &agrave; empresa, sendo uma condi&ccedil;&atilde;o diferencial que poder&aacute; aumentar as chances de desenvolvimento e explora&ccedil;&atilde;o dos neg&oacute;cios. S&atilde;o de tr&ecirc;s tipos: documenta&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica (como Crea e certifica&ccedil;&otilde;es ISO), gest&atilde;o e sustentabilidade. No setor de turismo, contam pontos a favor da empresa o apoio no combate &agrave; explora&ccedil;&atilde;o sexual de crian&ccedil;as e adolescentes e a contrata&ccedil;&atilde;o priorit&aacute;ria de m&atilde;o de obra de fornecedores locais.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Outro dado relevante do mapeamento &eacute; o &iacute;ndice de densidade das empresas nas atividades dos setores. Esse &iacute;ndice oscila entre 0 e 1. Um &iacute;ndice 0,80 significa que, do total de empresas da respectiva atividade econ&ocirc;mica, 80% delas s&atilde;o micro e pequenas. No setor de tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o, as atividades de r&aacute;dio t&ecirc;m n&iacute;vel de densidade de 0,82. No turismo, os servi&ccedil;os de guia registram &iacute;ndice de 0,99.</font></span></div><div style=’TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 12.5pt’><span style=’COLOR: #333333′><font size=’2′ face=’Verdana’>Da Reda&ccedil;&atilde;o do Sapesp</font></span></div>

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