NOTÍCIAS

NULL

Direito E.C – 95: Organização Sindical dos Atletas na América Latina

Redação Sapesp

São Paulo (SP) – Você sabia que na Argentina e Paraguai os jogadores são obrigados a renovar o contrato automaticamente se o clube manifestar interesse? Ou que na Venezuela, Costa Rica, Honduras e Guatemala ainda existe a lei do passe?

Essas e outras curiosidades você pode conferir na 95º edição do Programa Direito Esporte Clube, exibido no último sábado (03/09) e que traz como tema principal a Organização Sindical dos Atletas na América Latina.

Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato Nacional de Atletas e da FIFPRO – Divisão América participou nos dias 17 e 18 de Agosto do Congresso das Américas, realizado em Bogotá, na Colômbia, e que teve como objetivo discurtir os problemas e soluções sindicais de cada país.

" Esse congresso é o braço latino americano da FIFPRO. Começamos a nos organizar desde a ida para a FIFPRO em 2001. Assumi a presidência esse ano na Assembléia de Lima, em março e vem crescendo. Começamos com seis países e hoje somos entre os integrados e os que estão para se intregrar 17 países", exaltou Martorelli.

Outro ponto importante apontado pelo Sindicalista Esportivo das Américas é a crescente evolução da Colômbia no que se refere a organização e lisura da Liga Nacional, além da relação atleta-empregador.

"Serviu também para parabenizar todo um trabalho que a Colômbia vem fazendo. É um apoio político. A escolha dos lugares das Assembléias na verdade é resultado de um apoio político que a FIFPRO faz questão de ofertar para aqueles países que vem trabalhando de uma forma legal e decente", apontou Martorelli.

Martorelli ainda citou o Narcotráfico no páis Colombiano, que dominava também os clubes de futebol antes da virada do milênio. "No começo não sabiamos sequer onde estavamos pisando", relembra. 

Bolívia começa Liga Nacional sem dívidas. Equador é banido

Martorelli ainda exaltou no programa deste sábado a vitória do Sindicato Boliviano, que após insistentes e desgastantes reuniões terá sua Liga Nacional iniciada com dívidas sanadas entre clubes e atletas.

Por outro lado, lamentou que o Sindicato Equatoriano tenha sido distituído provisoriamente da FIFPRO após denúncias de irregularidades na entidade equatoriana.

"Com essa pressão que fizemos, saiu o antigo presidente, Emílio Valência e esta assuimindo agora o Ivan Hurtado, que é o zagueiro da seleção. Ele está ativo ainda, assumiu a presidência e terá um trabalho enorme pela frente de recompor e resgatar a credibilidade do Sindicato", afirmou.

Assista o Programa na íntegra

Direito Esporte Clube – Programa 95 from direito esporte clube on Vimeo.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Institucional

POST---video-e-ata-DEZ2024

ASSEMBLEIA: vídeo e atas disponíveis até 14/01/2025

Institucional

WhatsApp Image 2024-12-17 at 11.12.15

Sugestões do sindicato são acatadas em minuta final da proposta de Política Estadual Paulista do Esporte

Institucional

MARTORELLI-ASSEMBLEIA

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária (13/12)