Em jogo de abertura do Paulistão, XV de Piracicaba abre sua campanha ‘Estádio de Paz’

Piracicaba (SP) – Desenvolvida em conjunto com a sociedade civil, Polícia Militar, torcidas organizadas e empresas de Piracicaba-SP, a campanha "XV. Estádio de Paz" é uma realização do Esporte Clube XV de Novembro, com patrocínio da Caterpillar, com o objetivo de incentivar à cultura de paz nos estádios e entre as torcidas. Motivado por sua volta à Série A 1 do Campeonato Paulista em 2012, o Nhô Quim, nome do mascote e como o XV é carinhosamente chamado por seus torcedores, colocou em prática um antigo sonho, realizar uma ação que incite a convivência pacífica entre as torcidas.

Com esta iniciativa, o XV de Piracicaba busca disseminar uma peculiaridade da cultura caipira, ainda forte em Piracicaba, mesmo com o desenvolvimento econômico da cidade, como a hospitalidade e respeito às pessoas. Por isso, os caipiras também são conhecidos por receberem os visitantes no pé do fogão. "É com esse respeito e carinho que esperamos receber os times e torcidas visitantes”, explica o educador Douglas Simões, um dos envolvidos na campanha e quem dá voz ao personagem caipira Nhô Chico. Durante toda campanha, o Nhô Chico, que é compadre do Nhô Quim, irá contar pequenas histórias, narradas em tom caipira, com fundo ético, moral e de paz, feitas especificamente para cada uma das equipes com as quais o XV irá jogar, buscando, assim, criar um vínculo entre os mascotes.

Outra ação concreta é a entrega de uma muda da árvore Sapucaia, que em Piracicaba é um ícone cultural e conhecida como a árvore da paz, aos times e torcidas adversárias, com a intenção de propor aos mesmos que plantem a Sapucaia em suas cidades como forma simbólica de semear atitudes de paz pelo estado de São Paulo.

As torcidas organizadas piracicabanas já têm uma relação amistosa com diversas outras torcidas paulistas e estão convidando os seus representantes para que participem da campanha e também mobilizarem seus integrantes em atitudes pacíficas, dentro e fora dos estádios.

Árvore da paz
A Sapucaia é um dos símbolos da campanha porque, segundo relatos históricos, em 1918, em comemoração ao término da Primeira Guerra Mundial, o imigrante italiano Antônio Caprânico – que havia adotado no início do século o Brasil e mais exatamente Piracicaba como seu segundo lar -, plantou uma muda da espécie no então Bosque Barão de Serra Negra. Anos depois, coincidentemente ao lado da Sapucaia, veio a ser erguido o estádio municipal Barão de Serra Negra, a casa dos quinzistas. Hoje, 94 anos após o plantio da simbólica semente da paz, a árvore imponente destaca-se pela beleza e representatividade aos piracicabanos.

Como participar
Outras informações sobre a campanha estão no site www.estadiodepaz.com.br, no Facebook www.facebook.com/estadiodepaz e no perfil no Twitter @estadiodepaz