Empresa traz nova tecnologia para gramados do Mundial no Brasil

SITE WORLD SPORTS

Preocupada com a boa qualidade dos gramados das principais sedes da Copa do Mundo de 2014, a World Sports, uma das mais premiadas empresas do ramo de construção e manutenção de gramados esportivos, inovou e trouxe para o país o conceito de gramado híbrido Grass Master, que mistura grama natural e artificial, tecnologia muito utilizada nos principais estádios europeus, como o Wembley e o Emirates Arena.

Em uma parceria com a empresa belga Desso Sports no último mês, a empresa, que espera participar de pelo menos sete sedes do Mundial no Brasil, realizou os primeiros testes no CT Rei Pelé, em Santos, utilizando essa nova tecnologia que pela primeira vez é implantada no Brasil, como explica o diretor da World Sports, Roberto Gomide.

– O sistema Grass Master é um reforço do gramado, onde uma máquina injeta a fibra da grama natural até 19 centímetros. Ao todo são injetados mais de 20 milhões de fibras dentro do campo. Essa fibra trabalha como se fosse um concreto armado e a grama natural fica em cima. O resultado é um campo mais estável e reforçado, explica.

Os testes realizados no gramado do Santos Futebol Clube foram um sucesso, segundo Roberto Gomide, que faz questão de esclarecer que a nova tecnologia não modifica o desempenho dos atletas.

– O importante é saber que estarão jogando em gramado natural, pra não ter confusão, o gramado é hibrido só na base. A raiz consegue dar uma rigidez maior no campo. Cria essa estabilidade, e fica um campo extremamente estável, ressalta.

Muitas sedes já trabalham para implantar esse novo conceito. Segundo a World Sports, o sistema, que é recomendado pela FIFA, deverá ser implantado nas Arenas do Internacional, em Porto Alegre, e na Arena da Baixada, em Curitiba, bem como nos estádios do Corinthians e de Brasília, que serão utilizados na Copa 2014. Além disso, o sistema está bem cotado para as novas Arenas de Grêmio e Palmeiras.

– É uma excelente opção para todos os novos estádios, pois o sistema pode ser implantado mesmo após o gramado estar formado e garantir estabilidade para os jogos tanto da Copa das Confederações como para a Copa do Mundo, concluiu Gomide.