Entrevista: Do Japão, ex-meia do Santo André faz cadastro no Portal Sapesp

Redação Sapesp

Kumamoto (JP) – Ele começou a carreira no Santo André-SP e apesar de apenas 28 anos, possui grande experiência em clubes de São Paulo, Alemanha e Japão. Direto da província de Kumamoto, localizada na Ilha de Kyushu (874 quilômetros da capital Tóquio), o meia brasileiro Flávio Lyra concedeu entrevista ao Portal Sapesp. O atleta cadastrou seu currículo e conversou com a equipe da redação.

Clique e veja o currículo do atleta:  http://www.sapesp.com.br/?pg=jogador&id=50

PORTAL SAPESP: Flávio, primeiramente gostariamos de agradecer sua inscrição em nosso portal de currículos. Faça um resumo de sua carreira para quem não conhece o Flávio Lyra.

Me chamo Flávio Lyra, sou volante, tenho 28 anos, e comecei a carreira na base do EC Santo André, em 1999. Na última temporada estava jogando pelo IEC – Kumamoto – Japão.

PS: Quais são os treinadores com os quais mais aprendeu no futebol?

Os dois principais treinadores com os quais mais aprendi no meio do futebol, foram Professor: Marcelo Vasconcelos, e Professor Rota, ambos no EC Santo André, ainda na base. Foram muito importante para a minha formação, sem o trabalho de base deles, não seria hoje um profissional.  Trabalhei  com outros bons treinadores também, como Valter Negreiros, Luís Carlos Ferreira, entre outros, com os quais também aprendi bastante, já como profissional.

PS: Fale um pouco sobre a experiência no Leste europeu e no Japão.

Na Alemanha tive uma experiência boa, é um futebol de muita força física, e para você conseguir jogar, tem que ser muito disciplinado taticamente. É difícil conseguir seu espaço por lá, muitos batem e voltam, por não conseguiram se adaptar ao estilo de jogo alemão.

Já no Japão, o futebol é fraco técnicamente, os jogadores tem bom preparo físico, correm muito, mas qualidade técnica, quase não existe.

Fora de campo: Ambos os países tem estações bem definidas, no verão o calor é insuportável, e no inverno, como agora por ex.: o frio é intenso, nesse momento mesmo aqui no Japão, está fazendo 5º. Fora de campo, o mais interessante, é ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura, tanto na Alemanha, quanto no Japão, as pessoas seguem à risca seus costumes locais, está sendo um grande aprendizado pra mim.

PS: Quais os planos para 2012, pretende voltar ao Brasil?

Meus planos para este são, conseguir um novo clube, já que meu contrato aqui com o clube japonês terminou no final de dezembro, e estarei retornando ao Brasil dentro de alguns dias, estou mantendo contato com uma pessoa ligada à Portuguesa- SP, para poder ir manter minha condição física neste clube durante um certo período,  até que eu possa assinar contrato com alguma equipe do futebol brasileiro ou do exterior. Mas, a minha vontade neste ano é atuar no Brasil, e ficar mais próximo à minha família. Clubes interessados em me contratar poderão entrar em contato, estou livre no momento.

O que achou do novo Portal do Sindicato de Atletas de São Paulo?

Achei muito interessante, e moderno, com diversos serviços que poderão auxiliar ao atleta em atividade, como também ao ex- atleta que pretende continuar trabalhando no meio do futebol, após encerrar a carreira como jogador.

PING- PONG:

Nome: Flávio Lyra Nobre
Cidade de Origem: Santo André
Prato Preferido: Arroz, feijão, batata cozida, e carne assada.
Bebida Preferida: Suco de Laranja.
Roupa preferida: Um jeans básico.
Um filme: O Grande Dragão Branco – Jean Claude Van Damme.
Assisto na TV: Programa de Esportes e documentários.
Melhor atriz: Regina Duarte.
Melhor ator: Tony Ramos.
Um ídolo no futebol: Gilberto Silva, a história de vida dele é incrível!
Um ídolo na vida: Meu falecido pai, esse foi guerreiro demais.
Um jogo inesquecível: Na base do EC Santo André, contra o São Caetano, clássico regional, me destaquei e tive a oportunidade de subir ao time profissional.
Melhor time que já atuou: EC Santo André – Juniores – Era um grupo muito unido, sem vaidades, um corria pelo outro de verdade, eram todos iguais.
Lugar inesquecível: Vulcão na montanha de Asu – kumamoto – Japão, fui visitar há poucos dias atrás, lindo o poder da natureza.
Viagem inesquecível: Quando fui pela primeira vez à nossa Capital Federal, Brasília.
O que não suporta ver: Pessoas carentes nas ruas, sem nem ao menos terem o que comer.
Flávio por Flávio: Um cara determinado, guerreiro, e que como todo bom brasileiro, não desiste nunca! Sempre com fé em Jesus Cristo.