Entrevista: Meia Guaru, o goleador finalista da Taça do Interior

Redação Sapesp

Um dos principais jogadores da final da Taça do Interior, que acontece neste sábado, com a partida entre Ponte Preta e Penapolense, o meia Guaru, 32, que já passou por 17 clubes na carreira, atendeu gentilmente o Portal Sapesp para uma entrevista especial antes da grande decisão.

Guaru fará seu último jogo com a camisa do clube paulista (já assinou com o Fortaleza para a Série C). Ele fala com orgulho sobre o acesso a primeira divisão com o clube e agora para a final da Taça do Interior. Já balançou as redes nove vezes no Paulistão, sendo um dos principais goleadores da competição, e ainda esbanja habilidade e condicionamento físico de menino.

Guaru primeiramente gostariamos de agradecer sua entrevista ao nosso portal dos Atletas. www.sindicatodeatletas.com.br. Conte para nós um pouco sobre sua trajetória no futebol, onde e como começou esse sonho de tornar-se jogador profissional.

Eu comecei minha carreira em 1996 aos 15 anos no infantil do Guarani de Campinas e lá consegui realizar esse sonho de me tornar um jogador de futebol.

Quais as maiores dificuldades que encontrou nesse longo caminho?
No início, minha maior dificuldade foi financeira, mas tive a ajuda de alguns familiares nesse período.

Você atuou em 17 clubes e agora voltará a defender o Fortaleza (Guaru jogará a Série C em 2013). Dá para guardar um carinho especial por algum?
É verdade, eu atuei por 17 clubes, e estou voltando a jogar pelo Fortaleza, onde joguei em 2004 e tive a felicidade de ajudar a equipe a conquistar o acesso pra Serie A do Brasileiro, e esse é um clube que também tenho carinho, além do Guarani de Campinas onde iniciei minha carreira, do Bahia e do Penapolense, onde conquistamos o acesso a Serie A do campeonato Paulista e tivemos essa ótima campanha no Paulistão.

Neste Paulistão, você fez 9 gols (até a semi-final da Taça do interior), onde acabou com o jogo fazendo dois gols e dando passe. Qual o segredo desse alto rendimento mesmo após anos de carreira?
A experiência que o jogador adquire ao longo do tempo ajuda bastante, e nos treinamentos eu procuro sempre estar me aperfeiçoando. E fora do campo também eu procuro me cuidar bastante.

Você acha que a classe dos atletas de futebol é unida? Por quê?
Sinceramente acho que não, porque muitas vezes, alguns jogadores têm medo de brigar por seus direitos.

O que acha do trabalho realizado pelo Sindicato de atletas de São Paulo?
Acho um trabalho necessário para nos ajudar com nossos direitos

Quantos anos ainda veremos o Guaru em campo? Já sabe o que vai fazer após pendurar as chuteiras?
Não sei quantos anos, mas enquanto tiver condições físicas estarei jogando. Ainda não sei o que vou fazer quando parar.

Para finalizar, mande um recado aos atletas e internautas que diariamente acessam nosso portal.
O meu recado é que nós jogadores possamos nos unir mais por nossos direitos.

FICHA TÉCNICA:
Nome: Rodrigo Neves de Freitas (Guaru)
Posição: Meia
Data e local de nascimento: 04/02/1981 – Taubaté/SP
Altura: 1.70m – Peso: 63Kg
Clubes: Guarani/SP, Inter de Limeira/SP, União São João/SP, CRAC/GO, Fortaleza/CE, Bahia/BA, Paulista/SP, Coritiba/PR, Al Hilal (Arábia Saudita), Barueri/SP, Americana/SP, América/RN, Linense/SP, Anapolina/GO, Penapolense/SP.

PING PONG:

Nome:  Rodrigo Neves de Freitas
Apelido: Guaru
Por que do apelido? ainda muito criança meu tio me apelidou, Guaru é um peixe pequeno e ligeiro
Clube de coração: hummm…. (risos)
Melhor time que já atuou: Fortaleza 2004 e Penapolense 2013
Melhor treinador: José Pesero (Al Hilal – Arábia Saudita)
Melhor atleta com quem já atuou: Elano
Um ídolo no futebol: Djalminha
Um ídolo na vida: meu Pai
Um sonho: ver minha filha crescer feliz
Jogo inesquecível: Palmeiras X Penapolense – Paulistão 2013
Filme favorito: Sete Vidas
Melhor ator: Morgan Freeman
Melhor atriz: Glória Pires
Prato preferido: Picanha
Bebida preferida: suco de laranja
Perfume: Jean Paul Gaultier
O que é ser jogador? Pra mim é muito gratificante, é um sonho de muitos que eu conseguir realizar.
Guaru por Guaru: O Guaru é um cara que gosta de estar com família e com os amigos.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?