Ex-Projeto Expressão é destaque em equipe da 1º divisão da Bahia

REDAÇÃO SAPESP

Camaçari (BA) – O Projeto Expressão, criado pelo Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo para abrigar e manter jogadores sem contrato em forma física e técnica,  viu um de seus pupilos fazer sucesso e crescer profissionalmente na última semana. Trata-se do meia Fábio Fernandes, o Nino, que treinou durante alguns meses no CT de Diadema e atualmente defende as cores do Camaçari-BA, equipe da primeira divisão do futebol baiano.

Jovem, o meia atacante, que atua também como segundo volante, conversou com a redação do Portal Sapesp e contou sobre o novo desafio de tentar livrar sua equipe do descenso nas últimas seis rodadas do estadual. Com passagens por Grêmio Mauaense, Jabaquara e E.C São Bernardo, Nino orgulha-se ao falar sobre o período de testes no futebol holandês, na equipe do TelStar. "Na época não fiquei porque não tinha passaporte comunitário", confidenciou o atleta.

De volta a realidade do futebol brasileiro, Nino almeja alcançar o objetivo de livrar sua equipe da degola. E elogia o trabalho do Sindicato de Atletas "Muitos jogadores ficam sem clube e no projeto Espressão o atleta pode se manter treinando e também deixando seu material no site do sindicato, onde pode ser visto por treinadores e clubes e com isso conseguir novamente estar empregado", elogiou o jogador.

CONFIRA A ENTREVISTA

Nino primeiramente gostaria de agradecer sua participação em nosso Portal Sapesp. Você que é considerado uma cria da casa. Conte um pouco sobre sua trajetória no futebol, onde começou e clubes pelos quais já passou.

Comecei no futsal, onde joguei até meus 14 anos na Brigstone Firestone e na Seleção de São Caetano (Águias da Vila Gerty ).  Depois fui para o campo, meu primeiro clube profissional  foi Grêmio Mauaense, depois Jabaquara, União Mogi e Rondonópolis.  Tive uma experiência na Holanda, na equipe Telstar. Na época não fiquei porque não tinha passaporte comunitário. Na volta ainda passei por Portuguesa MS, E.C Sao Bernardo e agora o Camaçari-BA.

Você fez parte do projeto Expressão do Sindicato de Atletas. Como esse projeto ajudou em sua carreira?

Sim ajudou porque em 2010 o Maurinho (Mauro Costa, diretor de relacionamento) do sindicato fez uma parceria lá em Diadema e isso ajudou muito. Fiquei treinando enquanto estava desempregado e de lá  o treinador do E.C São Bernardo me viu treinando e me levou para jogar a segundona do Paulista.

O que aconselha aos atletas que têm a oportunidade de participar do Projeto Expressão?

É importante porque muitos jogadores ficam sem clubes e o projeto Espressão tem parcerias onde o atleta pode se manter treinando e também deixando seu material no site do sindicato, onde pode ser visto por treinadores e clubes e com isso conseguir novamente estar empregado.

Você agora defende as cores do Camaçari, equipe da primeira divisão do futebol baiano. Como foi sua chegada e a recepção do grupo?

Fui contratado faltando seis partidas para o término do campeonato o Camaçari não estava em uma situação muito boa. Vim para tentar ajudar o time a se manter na elite do futebol baiano. Na minha estréia ganhamos e empatamos duas seguidas. A recepção foi agradável, mas um clube de primeira ou qualquer divisão, para alcançar seus objetivos, tem que ter planejamento. É complicado mas estou fazendo o que posso .

Em entrevista, você disse que o Zé Carlos que intermediou sua ida. Como foi isso?

Si, o  Zé Carlos é um ex jogador que  foi Campeão Brasileiro em 1988 pelo Bahia e jogou 5 anos no Atlético Mineiro. Um representante de jogadores de Sao Paulo me viu no E.C São Bernardo e gostou do meu futebol e falou de mim para o Zé Carlos. Ele se interessou e viu meus lances através do youtube, gostou e agora é uma das pessoas que esta me ajudando com minha carreira profissional.

Por fim, gostaria que avaliasse a participação do Sindicato junto aos atletas…

É muito interessante que todo atleta participe porque o sindicato é importantíssimo. Está sempre ao lado do atleta em todas as formas. O clube muitas vezes vê seu próprio interesse e o jogador às vezes não tem entendimento de contratos e acaba sendo prejudicado.

PING-PONG

Nome: Fábio Fernandes  (NINO)
Cidade de Origem: Mauá-SP
Prato preferido: Arroz De Forno da minha mãe
Bebida preferida: Suco De Laranja
Roupa preferida: Sport Chik
Time de coração:  São Paulo
Um Filme: Desafiando Gigantes
Assisto na TV: Esporte , Filmes , Novelas etc
Melhor Ator: Lima Duarte
Um jogo inesquecível: futsal seleção de São caetano x Portuguesa eu tinha 13 anos fiz 4 gols
Melhor time que já atuou: Rondonopolis MT
Lugar inesquecível: Amsterdam
Viagem Inesquecível: Amsterdam, Holonda
O que não suporta ver:  pobreza , miséria
Nino por Nino: Sou Um Cara que quando tem objetivo e planos vou até conquistá-los. Não suporto coisas erradas, muitas vezes já fui prejudicado por pessoas de mal carater que pensa em sí próprio mas nunca desisti de meus ideais e sonhos. Acho que cada jogador tem sua história e cada um deve ser respeitado por isso.