NOTÍCIAS

NULL

Falta de acordo sobre férias de jogadores impede divulgação de calendário

LANCENET!
clique e veja no Portal Lance!

Sem conseguir encaixar as férias dos jogadores, a CBF está atrasando a divulgação do calendário do futebol brasileiro de 2014, quando, além dos torneios tradicionais, haverá a Copa do Mundo. Clubes e federações pressionam pela definição, para poderem se planejar.

 
Depois de levar meses para acomodar todas as competições na temporada, a entidade procurou há dez dias a Federação Nacional dos Atletas Profissionais para negociar o período de recesso para a próxima temporada. Mas a Fenapaf também faz jogo duro.
 
A primeira proposta feita pela CBF, que pôs o início dos Estaduais no dia 12 de janeiro, foi de que os jogadores parassem por 17 dias no fim de 2013 e por 13 dias durante a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho de 2014. Na segunda tentativa, a entidade sugeriu 20 dias após o Brasileiro e 14 na Copa – 4 dias a mais para compensar a quebra dos 30 dias corridos, o que é obrigatório por lei. As duas foram recusadas pela Fenapaf.
 
– A primeira opção dada pela CBF a gente nem pensou, recusamos de cara. A segunda também não é boa. Levamos a seguinte proposta: 24 dias neste ano e 10 durante a Copa – afirmou Rinaldo Martorelli, presidente da Fenapaf.
 
– Não achamos que seja o melhor e não costumamos abrir mão desse direito dos jogadores. Só estamos negociando pelo caráter atípico da situação, por conta da Copa do Mundo – completou.
 
Com a contraproposta da Federação, que foi apresentada na segunda-feira à CBF, os jogadores se apresentariam aos clubes no dia 2 de janeiro e teriam os feriados de Natal e Ano Novo preservados. Depois da volta, teriam só dez dias de treinamento para o início dos jogos, no dia 12 de janeiro, com fim previsto para abril, quando começaria o Campeonato Brasileiro.
 
A CBF ainda não deu resposta ao sindicato. Desde maio, o presidente José Maria Marin diz que o calendário está quase pronto.
 
Bate-Bola
Rinaldo Martorelli, presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol
 
‘Havia um antecedente, os jogos remarcados’
 
LANCE! – Quando foi que a CBF procurou a Federação para falar do calendário do ano que vem?
Rinaldo Martorelli – Faz pouco mais de dez dias. Eles procuraram depois de terem remarcado os jogos do São Paulo e Santos, fazendo aquela programação absurda de terças-feiras.
 
L! – Foi esse o motivo de vocês não terem aceitado a primeira proposta da CBF, de 17 dias em 2014?
RM – Havia um antecedente, os jogos remarcados. Mas não foi esse o motivo. A remarcação só piorou tudo. Faz o atleta se sentir desprestigiado. Não aceitamos porque a proposta não era boa. Nem a primeira, nem a segunda. Por isso fizemos a contraproposta.
 
L! – Vocês falaram com os atletas?
RM – Falamos com alguns. Nem todos estão concordando com a nossa proposta, inclusive, mas foi a que mais teve aceitação.
 
L! – Em qual situação vocês falaram com os jogadores?
RM – Ligamos para os que falamos e fomos em alguns treinos que conseguimos. Mas sabemos que dividir férias nunca será bom para os atletas. É um ano diferente, só por isso estamos tentando chegar em um acordo melhor. Rinaldo Martorelli
 
Academia LANCE!
Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo
 
Em 2014, férias pode ser dividida em duas
 
Segundo a CLT, que vale para todos os trabalhadores, a regra é que as férias sejam em um só período. Em casos excepcionais, poderão ser divididas, desde que nenhum período seja inferior a dez dias. Já a Lei Pelé, que se aplica aos atletas profissionais, estabelece que essa férias anuais remuneradas de 30 dias sejam coincidentes com o recesso das atividades desportivas. Com a Copa, os atletas poderão gozar seu período de férias em dois períodos, sendo eles o recesso de fim de ano em 2013 e a parada do Brasileirão em 2014. Por fim, o o período de pré-temporada não está fixado em lei.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Jurídico

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

Institucional

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?

Institucional

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05