Família FIFPRO tem três novos membros

REDAÇÃO SAPESP (com FIFPRO)

A família FIFPro tem três novos membros. Marrocos, Sérvia e  Costa Rica são agora membros oficiais do Sindicato Mundial de Atletas Profissionais. Quatro outros sindicatos foram nomeados como membros candidatos.

A nomeação aconteceu durante o congresso anual FIFPro realizado em Tel Aviv, Israel. Os novos membros, inclusive, já participaram das reuniões envolvendo a entidade.

A união de Marrocos para os futebolistas profissionais se deve ao fato de que o país teve um forte crescimento no ano passado, sob a liderança do presidente Mustapha El Hadaoui e Melhli Naji, seu braço direito.

Na Sérvia, Nezavisnost, o sindicato dos jogadores da Sérvia, deu grande passo. Através de seu Presidente, Mirko Poledica, e do secretário-geral Mirko Lekic, têm se engajado com grande empenho na luta pelos direitos dos futebolistas profisssionais em seu país.

Já a Costa Rica está oficialmente a apenas a um passo da associação. O Presidente Reynaldo Parks e o diretor executivo Steven Bryce, terão que superar o último obstáculo importante na reunião dos membros do sindicato da Costa Rica (ASOJUPRO). Só se isso acontecer poderá ser então promovido a membro pleno direito FIFPro.

"A Costa Rica precisa modificar seus estatutos para incluir expressamente " a defesa dos futebolistas", porque eles tinham o tema como desenvolvimento do futebol…e o Paraguay era uma questão de mudança de status, passaram de "observador" a "candidato a membro", explicou Rinaldo Martorelli, que entregou ao novo integrante os papéis para a assinatura do país.

Quatro novos sindicatos têm subido para o estatuto de membro candidato. Os seguintes representantes receberam a prova de seu novo status das mãos do secretário-geral da FIFPro Theo van Seggelen:

•Dario Simic, presidente do sindicato da Croácia (Hunos)
•Karel Poborksy, presidente do sindicato da República Checa (Cafh)
•Zeljko Janovic, presidente da união de Montenegro (SPFCG)
•Rogelio Wilfrido Delgado, presidente do sindicato do Paraguai (FAP)

Desde o congresso em Tel Aviv, a família FIFPro tem agora 46 membros, nove membros candidato e 9 observadores.

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO