Fenapaf comunica à FIFA: direitos fundamentais devem ser respeitados

NOTA OFICIAL

A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) divulgou nesta terça-feira um comunicado em que pede à Fifa e às autoridades brasileiras organizadoras da Copa do Mundo de 2014 a alteração dos horários das partidas. A intenção da entidade é evitar que os atletas sofram com as altas temperaturas durante os confrontos marcados para as 13h (de Brasília), por exemplo.

No comunicado, assinado pelo presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, a Fenapaf diz que "não há como aceitar que direitos como condições de trabalho salubre" sejam desrespeitados "mesmo em se tratando de um evento de magnitude mundial". Na nota, a Fenapaf ainda promete "defender os direitos dos atletas profissionais em todas as instancias que se fizerem necessárias".

A Fifa divulgou os horários em que serão realizadas as partidas da Copa de 2014 na última quarta-feira. Na ocasião, a entidade máxima do futebol mundial afirmou que as seis opções de horários para os confrontos (13h, 16h, 17h, 18h, 19h e 21h) permitirão ajustar o calendário da competição a fim de evitar as altas temperaturas.

Fédération Internationale de Football Association – FIFA
Presidente Joseph S. Blatter

Senhor Presidente,

A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF sempre se mostrou uma entidade entusiasmada com a organização da Copa do Mundo de 2014 em nosso país, e não poderia ser de outra forma.

Porém, vislumbram-se situações que não são compatíveis com os interesses que defendemos desde sempre.

Para fazer com que os direitos fundamentais consagrados constitucionalmente em nosso país fossem respeitados trabalhamos exaustivamente. Não há como aceitar que direitos como condições de trabalho salubre e os direitos de personalidade sejam desrespeitados mesmo em se tratando de um evento de magnitude mundial.

Esse comunicado tem a intenção em comunicar Vossa Senhoria da nossa atenção a tais questões e que vamos defender os direitos dos atletas profissionais em todas as instancias que se fizerem necessárias.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar que nossa disposição para resolução dos problemas sempre em elevado nível continua sendo nossa filosofia de trabalho e estaremos sempre à disposição de Vossa Senhoria para discutirmos tais questões.

Sabemos que juntos podemos encontrar os caminhos necessários para que todos os atores do futebol sejam respeitados, indistintamente.

Certos de contarmos com vossa compreensão, nos despedimos com votos de elevada estima.

Rinaldo Martorelli

VERSÃO INGLÊS

To Fédération Internationale de Football Association – FIFA

President Joseph S. Blatter

Dear Mr. President,

The National Federation of Professional Football Athletes has always been an entity enthusiastic about the organization of the 2014 World Cup in our country, and could not be otherwise.
However, some situations have been presented in a way which are not compatible with aspects we have always held.

We worked hard to make fundamental constitutional rights in our country be respected. There is no way to accept that rights related to working conditions and personality rights be violated even in the case of an event of global magnitude.

This letter is to inform you about our care and attention to such issues and that we will defend the rights of professional athletes in all instances that may be necessary.

We take this opportunity to emphasize  our willingness to solve problems in a high level and that we will always be available to discuss such issues with you.

We know that together we can find the ways needed for all football players to be respected.

Thank you, in advance, for your comprehension.

Best wishes,

Rinaldo Martorelli