A FENAPAF (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol), realiza de 29 a 31 de janeiro, o IV Congresso Anual da entidade, com a participação de diversos Sindicatos do Brasil, para debater situações atuais do atleta de futebol.
"Esse encontro tem o objetivo de unificar as ações das entidades em todo o Brasil. Além de que, precisamos sempre estar ligados ao que está acontecendo neste país, mesmo com as diferenças que existem de estado para estado, de clube para clube", disse o presidente da FENAPAF, Rinaldo Martorelli.
Cada presidente de sindicato, na sequência do evento, irá fazer uma apresentação do seu trabalho.
Um dos assuntos destacados foi o período de férias, conquistado em 2004, através de medida judicial, pelo SAPESP (Sindicato de Atletas Profissional do Estado de São Paulo).
Outra ação comemorada foi o 'fair play', que está em vigência no regulamento do Campeonato Paulista desde o ano passado e que no final da competição, teve a denúncia de nove atletas do Paulista de Jundiaí, pela falta de pagamento dos salários, e que através da denúncia do sindicato local à Federação Paulista, houve a remuneração dos valores atrasados, para que o clube não fosse rebaixado, segundo o regulamento da competição.
O advogado Décio Neuhaus, informou aos presidentes dos sindicatos, que no Rio Grande do Sul, uma medida judicial garante o direito do atleta não jogar mais às 17 horas, durante o período de verão, em campos sintéticos, por efeitos demonstrados pela imprensa com a temperatura elevada no piso. Apenas os jogos com transmissão ao vivo, permaneceram no mesmo horário, segundo determinação da justiça.
Hoje (30 de janeiro), Martorelli falou sobre questões políticas e relações internacionais. O vice-presidente, Alfredo Sampaio, comentou sobre os procedimentos dos sindicatos no Brasil. O advogado da Fenapaf, Dr. Décio Neuhaus discutiu o cenário jurídico geral do futebol. O direito de arena foi citado por Rubens Ronchi.
Estão presentes no evento entidades dos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
O evento acontece no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo.