Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24 de abril), aconteceu em um hotel da capital paulista o V Congresso Anual FENAPAF (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol).
O evento contou com a participação dos delegados representantes dos sindicatos estaduais filiados a entidade nacional, como: São Paulo (SAPESP), Rio de Janeiro (SAFERJ), Ceará (SAFECE), Alagoas (SAPFE-AL), Pará (SINJOP), Rio Grande do Sul (SIAPERGS), Rio Grande do Norte (SAFERN), Paraná (SAPEPAR), Goiás (SINAPEGO), Santa Catarina (SAPFESC), Sergipe (SINAPESE), Bahia (SINDAP/BA).
O encontro contou com palestras de convidados, além de assembléia para aprovação de contas, discussões de pautas e acompanhamento do dia a dia de cada entidade.
Os representantes dos sindicatos ouviram Luciana e Alexandre Felten, sócios e contadores da Felcon Serviços Contábeis, sobre todas as exigências contábeis existentes na administração de cada sindicato. Silvio de Freitas palestrou sobre as Normas e Legislação para uso do 0,2% da Lei 9.615 – art. 57, e houve uma ótima apresentação de Bernardo Ramalho, diretor-executivo do canal Esporte Interativo, sobre Copa Verde/Copa do Nordeste/Estaduais do Nordeste.
O evento contou também com a participação de Carlos Augusto Ditrich que apresentou relatório de cada sindicato junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
A última pauta do dia foi a respeito da discussão política acerca dos encaminhamentos da MP 671 que tramita em Brasília.
“Esse encontro é sempre um sucesso. Todos os sindicatos estão muito empenhados para a melhoria da vida profissional do atleta e buscamos novas soluções com base na troca de informações e ideias para isso. Definimos algumas pautas, e agora é dar continuidade ao trabalho que vem sendo muito bem feito”, afirmou Rinaldo Martorelli, presidente da FENAPAF.