Fifa aprova paradas técnicas no calor e sugere seguro para jogadores nas seleções

FOLHA ONLINE

A Fifa anunciou, nesta sexta-feira, pequenas mudanças na gestão do futebol mundial. Entre as mudanças mais significativas estão a reforma nas datas de partidas das seleções e a oficialização das paradas técnicas em partidas sob forte calor. Além disso, o comitê executivo da entidade também sugere a criação de um seguro para os atletas que estão a serviço de suas seleções.

As medidas foram um resultado da reunião do comitê executivo que se encerrou nesta sexta. A mais importante definição do encontro, a reforma no sistema de “datas Fifa” para jogos de seleções, já estavam acertadas, e reduzem o número de encontros.

Este era um pedido antigo dos clubes, que se queixavam de cederem seus jogadores em demasia às seleções. O seguro proposto pelo comitê, e que deve ser aprovado ainda pelo congresso geral da Fifa, completa o afago nas equipes, que receberiam um valor estipulado caso um de seus atletas se lesionem enquanto defendem seus países.

A Fifa também assegurou que todos os clubes são obrigados a cederem atletas às seleções para a disputa dos Jogos Olímpicos. O posicionamento, protocolar, impede que as equipes façam jogo duro na negociação com as confederações nacionais, já que os jogadores que forem a Londres perderão parte das férias.